Como matar mofo felpudo de plantas caseiras com vinagre

••• Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Jardineiros e especialistas recorrem ao poder do vinagre de maçã para tudo, de livrar suas plantas de besouros à limpar as folhas para dar um brilho lustroso. Vinagre de maçã diluído também pode ajudar a matar o mofo felpudo no solo de uma planta caseira ou nas folhas. Mofo felpudo pode ter várias causas, desde excesso de irrigação a doenças como a Botrytis cinerea. Embora você não possa ser capaz de identificar a causa do mofo só de olhar, o mofo que resulta da doença pode necessitar de tratamento mais agressivo.

Passo 1

Misture 1 colher de sopa de vinagre de maçã com 4 xícaras de água em um borrifador. É melhor que a água seja pura, mas de torneira já é o suficiente, desde que a água seja tratada ou não esteja contaminada. Se você só tiver água não tratada, compre destilada ou água de nascente em uma mercearia.

Passo 2

Pulverize as folhas e o solo da planta com a solução, até ficarem visivelmente úmidos. Tenha cuidado para não encharcar o solo com a solução, porque o aumento do teor de umidade pode causar um crescimento ainda maior de mofo ao invés de melhorar.

Passo 3

Seque cuidadosamente o mofo com uma toalha de papel se ele começar a descamar a planta. Se você não remover o mofo, ele pode voltar ou apodrecer a planta e desenvolver um mal cheiro.

Mais recentes

×