Como matar piolhos de livros

••• Photos.com/Photos.com/Getty Images

Piolhos de livros são exatamente o que parecem - pequenos insetos parecidos com piolhos que vivem em livros e comem os mofos minúsculos que crescem sobre as páginas ligeiramente úmidas. Eles também vivem em fendas e rachaduras de cozinhas e de outros locais úmidos. Essas pequenas pragas, além de nojentas, podem destruir os seus livros mais preciosos e podem se transferir para os alimentares, incluindo grãos, cereais e alimentos para animais. Apesar dos piolhos de livros não morderem os seres humanos, suas fezes e partes de seus corpos infectam alimentos. Uma vez que esses insetos obtêm uma fonte de alimento em sua casa, se torna difícil de controlá-los. Existem três maneiras principais de livrar sua casa dessas pragas: sprays e pós químicos, congelamento e o modo do micro-ondas.

Como matar piolhos de livros

Passo 1

Guarde todos os cereais e grãos em recipientes herméticos.

Passo 2

Limpe completamente todas as fendas e fissuras em torno de pias e bancadas com produtos de limpeza a base de amônia, e seque completamente todas as fendas e rachaduras usando um secador de cabelo portátil. Reduzir a umidade de seus esconderijos vai matar a maioria dos piolhos de livros.

Passo 3

Coloque livros e outros objetos pequenos no micro-ondas por 40 segundos na potência alta. Isso vai matar tanto os insetos adultos como seus ovos.

Passo 4

Coloque objetos infestados no congelador com a temperatura ajustada para -18° C por 24 horas. Os adultos serão mortos em três a quatro horas, mas os ovos requerem um total de 24 horas para serem exterminados.

Passo 5

Pulverize ou aplique inseticida contendo piretrina ou ciflutrina (verifique o rótulo) em rachaduras e fissuras e em qualquer outro lugar úmido onde os piolhos vivem e crescem.

Mais recentes

×