As desvantagens da embalagem de plástico
George Doyle/Stockbyte/Getty Images
O plástico se tornou o material mais usado na embalagem de alimentos e bens de consumo duráveis, graças à sua maleabilidade e durabilidade. O plástico pode ser moldado em praticamente qualquer forma e tamanho, e com uma densidade suficiente para carregar qualquer conteúdo. No entanto, o plástico é um grande problema, principalmente por causa da sua durabilidade. As preocupações ambientais estão crescendo devido ao tempo que o plástico leva para se decompor e o lixo de plástico está afetando a vida na água e na terra.
Embalagem de Alimentos
A embalagem de alimentos deve proteger seus itens de fatores externos como poeira, micróbios e alterações do produto. No entanto, os pacotes plásticos ou recipientes podem perder sua forma, rachar ou quebrar sob um peso e rasgar facilmente durante o transporte. Se o material plástico não tiver a consistência apropriada, lhe faltará resistência suficiente ao calor e os produtos alimentares podem estragar. Plástico atrai pó. E embalagens de plástico não são sempre fechadas a vácuo - isso permite que os gases e vapor de água passem, entrem e saiam das embalagens, o que afetará o frescor do alimento ou facilmente contaminá-los.
Embalagem de bens de consumo duráveis
O plástico é utilizado em embalagens de bens de consumo duráveis, pois é uma das escolhas mais baratas. O plástico pode ser moldado em formas complexas e produzidas em massa; ele dura mais tempo do que muitos materiais de embalagem. A preocupação é que, ao contrário das embalagens de alimentos, as embalagens plásticas de bens de consumo duráveis não possuem usos alternativos e são indiscriminadamente descartadas. Devido à estrutura sólida da maioria das embalagens de bens de consumo duráveis, a reciclagem também se torna menos prática.
Poluição de plástico
A poluição por plástico tornou-se uma preocupação mundial. O descarte de sacos de plástico têm sido ligado a grandes catástrofes. A inundação em Mumbai, na Índia, que matou quase 1.000 pessoas, foi atribuída a sacos plásticos que entupiram bueiros. Segundo o Greenpeace, o Giro do Pacífico Norte - o epicentro de um gigantesco sistema de circulação de vento e correntes - suga a poluição de plástico da Ásia, Pacífico e América do Norte e se tornou um depósito de lixo flutuante do tamanho do Texas, asfixiando e colocando a fauna marinha numa armadilha.
Referências
Sobre o Autor
Deyanda Flint has been writing professionally since 2001. Her articles have appeared in “Spigot Science Magazine”. She holds a Master of Arts degree in creative writing from Georgia State University.
Créditos Fotográficos
George Doyle/Stockbyte/Getty Images