Metais compatíveis com ressonância magnética

Implantes de titânio no quadil são compatíveis com ressonância magnética

hip replacement image by JASON WINTER from Fotolia.com

Antes de fazer uma ressonância magnética, um técnico irá lhe pedir para remover todos os objetos metálicos que estiver usando, como joias, óculos ou fivelas de cintos. Também deve-se avisar sobre qualquer implante médico que possua. A máquina de ressonância magnética possui um campo magnético que atrai metais ferrosos ou que contenham ferro e pode causar lesões graves. Mesmo na ausência de lesões, os metais podem distorcer a imagem, o que torna difícil fazer a leitura. Especialistas em segurança liberaram alguns metais que podem ser usados durante estes exames.

Titânio

Cirurgiões ortopédicos favorecem os implantes de titânio por causa da força e compatibilidade com os tecidos do corpo humano, e por causa das propriedades não magnéticas, ele também é compatível com o uso de ressonância magnética. Próteses, parafusos cirúrgicos, placas ósseas e marcapassos são todos feitos de titânio. Além disso, médicos costumam utilizar ferramentas cirúrgicas fabricadas com esse metal em salas de ressonância magnética.

Cobalto-cromo

Apesar do cobalto possuir propriedades magnéticas, implantes como stents coronarianos feitos com ligas de cobalto-cromo não apresentam riscos durante a ressonância magnética. Essa liga também é segura em objetos maiores, como próteses para o joelho e quadril.

Cobre

Pesquisadores têm testado dispositivos intrauterinos (DIUs) mais seguros para serem usados em ressonâncias magnéticas e, entre eles, há alguns que possuem uma pequena bobina de cobre. O campo magnético da ressonância com intensidade até três teslas não consegue mover o DIU e nem aquece a parte de cobre. Alguns objetos podem aquecer durante o exame, mesmo que o campo magnético não aja sobre eles. Fios de cobre para marcapassos também são inofensivos.

Aço inoxidável

Algumas ligas de aço inoxidável apresentam uma reação ou suscetibilidade muito baixa a campos magnéticos. Empresas de suprimentos médicos vendem ferramentas e acessórios fabricados com esse material, seguros para uso em uma sala de ressonância magnética. No entanto, objetos de aço inoxidável como aparelhos ortodônticos podem distorcer as imagens dos exames. Se o metal interferir muito na ressonância, o médico deve recomendar ao paciente a remoção do aparelho.

eHow Brasil
×