Como medir o diâmetro de um cano

••• pipe fitting image by Joann Cooper from <a href='http://www.fotolia.com'>Fotolia.com</a>

Ferro fundido, aço e ferro forjado são todos tipos de canos comuns em casas e possuem a cor preta. Todos os canos listados utilizam o diâmetro interno (DI) para designar o tamanho nominal do tubo. Cada tipo de tubo possui diferentes padrões de medida, os quais mudam a dimensão exterior (DE) do mesmo. A única maneira de saber o tamanho do cano preto com o qual você está trabalhando é tendo a medida do diâmetro interno a partir de uma extremidade aberta dele.

Passo 1

Desligue o sistema de tubulação. Caso esteja determinando o tamanho de um cano preto de gás, chame um profissional treinado caso não se sinta confortável em trabalhar com esse tipo de tubulação.

Passo 2

Examine as conexões do cano, as quais terão uma conexão rosqueável ou um acoplamento de borracha rodeado por uma manga metálica.

Passo 3

Coloque uma chave de canos em cada um dos lados da conexão rosqueável. Segure uma das chaves no lugar enquanto gira a outra no sentido anti-horário para soltar a conexão.

Passo 4

Solte cada parafuso sextavado do acoplamento de borracha com a chave sextavada de 8 mm. Remova o acoplamento da conexão para expor a extremidade aberta do cano.

Passo 5

Alinhe a marca de 2,5 cm da trena com uma das paredes internas do cano. Puxe a trena ao longo da abertura do cano e leia o número alinhado com a outra parede interna do mesmo. Subtraia 2,5 cm para determinar o diâmetro do cano. Arredonde o resultado para o número inteiro seguinte para determinar o tamanho nominal do cano. Por exemplo, uma medida de 10,31 cm será igual a um diâmetro nominal de 11 cm.

Mais recentes

×