×
Loading ...

Como medir o diâmetro de um cano

Ferro fundido, aço e ferro forjado são todos tipos de canos comuns em casas e possuem a cor preta. Todos os canos listados utilizam o diâmetro interno (DI) para designar o tamanho nominal do tubo. Cada tipo de tubo possui diferentes padrões de medida, os quais mudam a dimensão exterior (DE) do mesmo. A única maneira de saber o tamanho do cano preto com o qual você está trabalhando é tendo a medida do diâmetro interno a partir de uma extremidade aberta dele.

Instruções

A dimensão interna do cano preto designa o seu diâmetro (pipe fitting image by Joann Cooper from Fotolia.com)
  1. Desligue o sistema de tubulação. Caso esteja determinando o tamanho de um cano preto de gás, chame um profissional treinado caso não se sinta confortável em trabalhar com esse tipo de tubulação.

    Loading...
  2. Examine as conexões do cano, as quais terão uma conexão rosqueável ou um acoplamento de borracha rodeado por uma manga metálica.

  3. Coloque uma chave de canos em cada um dos lados da conexão rosqueável. Segure uma das chaves no lugar enquanto gira a outra no sentido anti-horário para soltar a conexão.

  4. Solte cada parafuso sextavado do acoplamento de borracha com a chave sextavada de 8 mm. Remova o acoplamento da conexão para expor a extremidade aberta do cano.

  5. Alinhe a marca de 2,5 cm da trena com uma das paredes internas do cano. Puxe a trena ao longo da abertura do cano e leia o número alinhado com a outra parede interna do mesmo. Subtraia 2,5 cm para determinar o diâmetro do cano. Arredonde o resultado para o número inteiro seguinte para determinar o tamanho nominal do cano. Por exemplo, uma medida de 10,31 cm será igual a um diâmetro nominal de 11 cm.

Loading...

O que você precisa

  • 2 chaves de tubos
  • Chave de fenda sextavada de 8 mm
  • Trena

Referências

Loading ...
Loading ...