×
Loading ...

Como medir a indutância de um motor em funcionamento

Os motores são alimentados por um fluxo de correntes elétricas. Mensurar a indutância de um motor em funcionamento irá informar a quantidade - ou a falta - de energia que está sendo carregada para ele. Para prevenir a falha do dispositivo, meça a indutância do motor dentro dele. Uma vez tendo conhecimento dessa variável, compare o valor aos padrões do fabricante. Ao testar o motor você será capaz de informar se as partes do dispositivo necessitam ser substituídas -- e jamais terá problemas com aparelhos ou com o veículo.

Instruções

Os estudantes de engenharia podem montar os próprios kits de mensuração de indutância (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Ligue o motor e o multímetro digital.

    Loading...
  2. Coloque o seletor do multímetro na opção "AC Voltage" (Voltagem AC). Essa configuração é designada pela letra "V" coberta com linhas curvas.

  3. Conecte o grampo vermelho positivo do multímetro à entrada positiva do motor e o grampo preto negativo do multímetro à entrada negativa do motor.

  4. Visualize a tela do multímetro para determinar a voltagem na qual o motor está operando. Essa voltagem deve ultrapassar em apenas alguns volts o padrão indicado pelo fabricante, que está escrito na unidade do motor.

  5. Modifique a configuração do multímetro de forma que ele agora analise a resistência do motor em ohms. Essa configuração é indicada pela letra maiúscula grega ômega.

  6. Conecte o fio vermelho no multímetro ao lado positivo do motor e o fio preto do multímetro à extremidade negativa do motor.

  7. Visualize o número indicado no visor do multímetro. Esse valor será correspondente à resistência do motor em ohms. Esse valor deve apresentar uma oscilação de, no máximo, 2,0 do padrão do fabricante, que também está indicado no motor.

Loading...

Dicas

  • Um motor de indução utiliza ganchos de fio que se encontram num braço rotativo. Esses motores obtêm seu torque por meio das correntes que fluem através dos ganchos, assim como pelo campo magnético oscilante que está localizado nas bobinas estacionárias. Para continuar a produzir energia, o campo magnético do motor deve estar em constante rotação.
  • Várias ferramentas estão disponíveis para medir a indutância. Além do uso de um multímetro, um gerador de sinal ou medidor de capacidade de indutância pode ser utilizado. Um voltímetro de AC pode ser utilizado ​​concomitantemente a um gerador de frequência ou um circuito de teste. Alguns kits podem ser comprados por pessoas que desejam construir os próprios medidores de indutância.

O que você precisa

  • Multímetro

Referências

Loading ...
Loading ...