Como calcular o pH do NaOH
Jack Hollingsworth/Photodisc/Getty Images
A escala logarítmica de pH varia de 0 a 14 e simboliza a acidez de uma solução. Um pH menor do que 7 é ácido, enquanto um maior do que 7 é básico. Matematicamente, o pH é o logaritmo negativo da concentração molar de íons (H+) na solução: pH = - Log (H+). O hidróxido de sódio (NaOH) é uma base forte que se dissocia completamente na água de acordo com a seguinte equação: NaOH =Na(+) + OH(-). O produto da concentração dos íons H(+) e OH(-) é constante: H(+) x OH(-) = 10^(-14).
Step 1
Divida a massa do NaOH na solução pela massa molar (40) do composto para calcular o número de mols. Por exemplo, se 2g de NaOH estão dissolvidos em 500mL de água, então a fórmula é 2 / 40 = 0,05 mols.
Step 2
Divida o número de mols do NaOH pelo volume da solução (em litros) para calcular a concentração molar de NaOH. Nesse exemplo, o volume da solução é de 500 mL, ou 0,5 L; a concentração molar é 0,05 / 0,5 = 0,1 mol/L.
Step 3
Divida o número 10^(-14) pela concentração do NaOH para calcular a concentração de íons (H+) na solução. Nesse exemplo, a concentração do H+ é 10^(-14) / 0,1 = 10^(-13) mol/L.
Step 4
Calcule o logaritmo da concentração de íons hidrogênio, e então multiplique esse resultado por -1 para chegar ao valor do pH. Nesse exemplo, o pH é (-1) x log(10^-13) = -1 x (-13) = 13.
Referências
- Elmhurst College: Escala de pH [em inglês]
- "Chemistry: Textbook"; Raymond Chang; 2007 [em inglês]
Sobre o Autor
Oxana Fox is a freelance writer specializing in medicine and treatment, computer software and hardware, digital photography and financial services. She graduated from Moscow Medical College in 1988 with formal training in pediatrics.
Créditos Fotográficos
Jack Hollingsworth/Photodisc/Getty Images