Como medir o pulso e a respiração de uma pessoa

••• Creatas Images/Creatas/Getty Images

Os profissionais médicos usam sinais vitais, como a respiração e o pulso, para monitorar o corpo a fim de identificar quaisquer problemas de saúde possíveis. O pulso é a medida de quantas vezes o coração bate em um minuto. A atividade normal em um adulto é de 60 a 100 batimentos por minuto. A respiração é medida por quantas respirações são feitas em um minuto. A respiração normal em um adulto em repouso é de 15 a 20 respirações por minuto.

Passo 1

Prenda um relógio com ponteiro de segundos no pulso oposto da mão que você usará para verificar a pulsação.

Passo 2

Vire o braço da pessoa para que você possa ver o lado inferior do pulso. Coloque o dedo indicador e o médio no pulso da pessoa, sobre a artéria. Ela está no meio do pulso, a cerca de 1 cm de distância da curvatura do punho que leva ao braço. Na maioria das pessoas, você poderá ver a artéria, que tem uma cor azulada. Pressione suavemente, mas com firmeza, até sentir a pulsação arterial, como um coração batendo. O pulso é uma pulsação que pára e começa. Você pode precisar mover os dedos um pouco para sentir uma pulsação forte.

Passo 3

Comece contando a pulsação quando o ponteiro dos segundos do relógio estiver no 12. Conte quantos pulsos você sente pelos próximos 30 segundos. Pare de contar quando o ponteiro chegar ao seis.

Passo 4

Mantenha seus dedos no pulso da pessoa. Observe seu peito para contar quantos fôlegos ela toma. Conte as respirações que ela toma por 30 segundos, observando o ponteiro de segundos enquanto ele se move do seis de volta para o 12.

Passo 5

Multiplique o número de pulsos por dois para obter a taxa da pulsação por um minuto. Multiplique o número de respirações por dois para obter o número de respirações em um minuto.

Mais recentes

×