Como medir um pulso apical
Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images
Uma das medidas de saúde primárias utilizadas pelos profissionais são os sinais vitais de um paciente. Tais sinais incluem a temperatura, a pressão arterial, a respiração e o pulso. O pulso pode ser medido através de vários métodos diferentes, incluindo o pulso radial (o pulso medido pelo seu pulso) e pulso apical (medido perto do coração com um estetoscópio). Se um pulso radial é anormal ou parece pular uma batida, o pulso apical deve ser medido. O método mais confiável de medição de pulso é ouvir o pulso apical. Na avaliação deste, o médico é capaz de medir de forma confiável a taxa e ritmo de batimentos cardíacos do paciente.
Step 1
Dê privacidade ao paciente. Auxilie-o a sentar-se ou assumir uma posição semisentada. Exponha o peito do paciente.
Step 2
Examine o peito para encontrar os pontos anatômicos para a colocação adequada do estetoscópio. Localize o primeiro espaço intercostal, no lado esquerdo do peito, que é o espaço entre a primeira e a segunda costela. Conte até encontrar o quinto espaço intercostal, entre a quinta e a sexta costela. Desenhe uma linha reta do mamilo até o quinto espaço intercostal, que é onde você colocará a ponta do estetoscópio.
Step 3
Jupiterimages/Comstock/Getty Images
Use sua mão para aquecer o diafragma do estetoscópio, que é o lado plano do disco do estetoscópio. Coloque-o no local previamente designado. Ouça o batimento cardíaco. O coração bate com dois sons distintos (lub-dub). Cada conjunto de sons (lub-dub) é um batimento cardíaco.
Step 4
Conte os batimentos cardíacos por 60 segundos usando o seu relógio. Enquanto ouvir o batimento cardíaco, observe eventuais discrepâncias na taxa ou no ritmo. No final desse período, você terá medido com precisão o pulso apical do paciente.
Referências
- “Fundamentals of Nursing, sixth edition”. Patricia Potter, RN, MSN, PhD, CMAC, FAAN, et al.; 2005
Dica
- Mantenha um ambiente tranquilo ao avaliar o pulso apical.
- Caso meça o pulso apical de uma criança, observe que a taxa típica de pulso de uma criança é mais rápida que a de um adulto.
Advertência
- Consulte um médico se os batimentos cardíacos do paciente adulto forem inferiores a 60 batimentos por minuto, superiores a 100 batimentos por minuto ou ainda se houver qualquer discrepância no ritmo de batimentos cardíacos.
Sobre o Autor
Fiona Western has been writing since 2002 and is a contributor to various websites. She brings her personal knowledge of and experience with antepartum, intrapartum, postpartum, natural birthing and parenting. Western has bachelor's degrees in communication studies from Gustavus Adolphus College and nursing from the University of Oklahoma.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images