A melhor maneira de nivelar o chão antes de cimentá-lo

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Deixar uma superfície de concreto nivelada é mais fácil se a terra embaixo estiver devidamente preparada. A terra deverá ser escavada a uma profundidade de 8 a 12 cm com uma vala dos dois lados. Se o solo for muito argiloso, um adicional de 5 cm de profundidade será necessário para segurar o cascalho, o que ajudará na drenagem. Se a superfície for preparada com uma variação na profundidade de não mais do que 3 cm, o concreto estará nivelado.

Passo 1

Meça e marque a área onde o concreto será despejado. Use estacas ou tinta em spray para marcar a área que será escavada.

Passo 2

Remova as plantas e o solo solto da área que será coberta com concreto. Se remover a grama, reutilize-a em áreas do gramado com falhas ou onde desejar um gramado mais grosso.

Passo 3

Cave a área na profundidade desejada. O concreto geralmente fica de 3 a 5 cm acima do nível do solo, então sua profundidade deverá ser de 8 a 13 cm. Se o solo for muito argiloso, cave um adicional de 5 cm em profundidade para deixar espaço para uma base de cascalho.

Passo 4

Cave uma vala ao redor do perímetro da área com cerca de 15 cm de largura e 10 cm de profundidade. Isso deixará a superfície de concreto muito mais forte.

Passo 5

Alise o chão com o lado liso de um ancinho e preencha todos os pontos desiguais com terra. Verifique o nivelamento colocando o nível diretamente sobre o chão.

Passo 6

Compacte a superfície com um compactador de solo manual ou mecânico. Compacte o solo até que não veja mais uma pegada quando andar por cima da superfície. Se for colocar cascalho, despeje a base de cascalho e compacte-a para que fique firme. Verifique o nivelamento mais uma vez.

Passo 7

Jogue um pouco de água na terra antes de despejar o concreto.

Mais recentes

×