Como cultivar grama na areia

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

É possível cultivar grama na areia? Tudo depende da condição da areia e do tipo de grama escolhidos. A maioria das pessoas que vive em casas de praia (e outros lugares com solo arenoso) pode cultivar grama adicionando alguns materiais ao solo e escolhendo o tipo certo de grama.

Passo 1

Escolha uma variedade de grama que pode crescer na areia. Gramas ornamentais crescem em grandes moitas e sobrevivem em solo arenoso. Visite uma loja de jardinagem e escolha a melhor grama da sua região.

Passo 2

Melhore o gramado usando solo argiloso. Grama precisa de solo fértil e bem drenado, para manter umidade. A areia só consegue manter uma pequena quantidade de água e nutrientes, mas ao adicionar solo argiloso, pode-se plantar gramas de qualquer tipo.

Passo 3

Adicione composto ou matéria orgânica e uma cobertura na areia. Misture a cobertura e a matéria orgânica em 10 cm de areia. Quando mais misturar, melhores serão os resultados.

Passo 4

Evite usar solos barrentos. Quando misturados com areia, parecerão concreto, ficando inviáveis para o crescimento da grama.

Passo 5

Adicione polímeros ou cristais absorventes de água na mistura do solo. Esses cristais mantêm a umidade, até a temperatura aumentar, e funcionam bem na maioria dos solos arenosos.

Passo 6

Plante a grama mais profunda do que o comum na mistura do solo.

Passo 7

Cubra o solo com folhas para ajudar a manter a umidade.

Passo 8

Adicione pedras ou seixos na borda de um solo inclinado. Com isso, previne-se a erosão causada por chuva pesada ou por irrigação.

Mais recentes

×