×
Loading ...

Melhor modo de fixar a cor em tecidos

Comprar roupas novas ou tingir peças antigas pode ser um modo brilhante de renovar seu armário e adicionar a ele um toque de frescor. Este frescor é facilmente arruinado se as cores desbotarem. O desbotamento pode fazer o tecido parecer velho e sujo e pode arruinar peças misturando suas cores. Se puder fixar a coloração do tecido em suas peças, você poderá assegurar que a cor se mantenha vibrante por um longo tempo.

Você pode fixar a tinta em suas roupas, assegurando que as cores se mantenham vibrantes por muito tempo (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Produtos profissionais

A artista de tingimento Paula Burch recomenda um produto chamado Retayne projetado para ajudar a fixar a cor no tecido. Esae produto pode ser encontrado em lojas ou na internet. Burch diz que os produtos químicos no Retayne são projetados para unir o tecido às moléculas de tinta, tornando-as maiores e menos passíveis de fuga. Esse produto pode ser usado como aditivo na primeira lavagem de suas roupas e deve ser usado com água fria. Ela também recomenda um produto chamado Synthrapol para a lavagem de produtos tingidos em água fria.

Quando escolher esses aditivos, tente lavar peças tingidas sem outras roupas na máquina, pois há o risco de que as cores desbotem um pouco e acabem por manchar as outras peças.

Loading...
A artista Paula Burch recomenda um produto chamado Retayne, projetado para fixar a tintura no tecido (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Ponha as peças de molho

Se não quiser ou não puder usar esses produtos profissionais, colocar as roupas de molho antes de lavá-las é o modo mais fácil de evitar que elas desbotem.

O PioneerThinking.com, website devoto de projetos saudáveis, sugere dois possíveis modos de fixação natural. Se souber o tipo de tecido que está usando ou tiver feito sua própria tintura e souber os ingredientes usados, escolha o fixador baseado em seus componentes. Para tinturas feitas de vegetais, misture uma parte de vinagre com quatro de água fria. Para tintas feitas de bagas, misture meia xícara de sal em oito xícaras de água fria.

Se não tiver certeza a respeito da fabricação de sua tintura, fique com o vinagre. Comece adicionando uma xícara de vinagre para cada 4 litros de água para uma baixa diluição; adicione mais vinagre se achar necessário realmente fixar a cor. A solução de vinagre agirá na maioria das tinturas comerciais.

Ponha a roupa de molho na solução de fixador 15 minutos antes da primeira lavagem ou imediatamente após o tingimento. Enxágue o tecido em água fria até que a água saia limpa, removendo todo o sal ou vinagre residuais.

Paula Burch avisa que o vinagre funciona melhor para tinturas ácidas, mas há o perigo de danificar tecidos de algodão. Teste o fixador em uma roupa que possa jogar fora, assegurando que o fixador não desbotará ou danificará o tecido. Você pode também usar um pouco de sal ou vinagre e o tempo de molho apropriado, necessário para seu tipo de tecido e tintura.

Lembre-se de que muitas roupas possuem etiquetas com instruções de lavagem e cuidados. Sempre leia as etiquetas para se assegurar que os ingredientes e estilo de lavagem que pretende fazer não danificarão sua roupa.

Vinagre (Eising/Photodisc/Getty Images)

.

.

Tintura fixada (Sam Royds/Photodisc/Getty Images)
Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...