É possível tingir tecido com corante alimentício?

Chrissy Hampton/Demand Media
Só é possível tingir tecidos com corante alimentício se ele atender a determinados requisitos. Tingir com esse tipo de corante, gelatina ou sucos em pó inclui alguns passos a mais do que se você fosse usar tintas comerciais feitas para o uso específico em tecido.
Fibras

Chrissy Hampton/Demand Media
Use corante alimentício em fibras de proteínas naturais. Lã, seda, caxemira ou fibras de outro animal são exemplos. Não é possível tingir tecidos sintéticos (exceto o náilon) ou fibras de algodão com esse tipo de corante.
Preparando o corante

Chrissy Hampton/Demand Media
Você precisará preparar o corante com uma fórmula extra-ácida. A maioria deles recomenda deixar o tecido de molho em uma solução de 1/4 de xícara de vinagre e 1/4 de água por cerca de meia hora a uma hora antes de adicionar o corante.
Calor

Chrissy Hampton/Demand Media
Esquente a mistura de vinagre, corante e água. Isso pode ser feito fervendo-os no fogão ou micro-ondas durante cinco a dez minutos, ou você pode deixar a mistura em um saco plástico em um lugar ensolarado durante o dia.
Lave e reaqueça

Chrissy Hampton/Demand Media
Lave o tecido na água fria até que fique completamente limpo. Aqueça-o novamente em mais corante e lave-o para garantir que o tecido absorveu o máximo de cor possível.
Cuidados

Chrissy Hampton/Demand Media
Deixe-o secar completamente. Lave a peça de roupa separadamente em água fria durante as primeiras lavagens para garantir que a cor fixará.
Referências
Recursos
Sobre o Autor
Elizabeth Tumbarello has been writing since 2006, with her work appearing on various websites. She is an animal lover who volunteers with her local Humane Society. Tumbarello attended Hocking College and is pursuing her Associate of Applied Science in veterinary technology from San Juan College.
Créditos Fotográficos
Chrissy Hampton/Demand Media