É possível tingir tecido com corante alimentício?
Chrissy Hampton/Demand Media
Só é possível tingir tecidos com corante alimentício se ele atender a determinados requisitos. Tingir com esse tipo de corante, gelatina ou sucos em pó inclui alguns passos a mais do que se você fosse usar tintas comerciais feitas para o uso específico em tecido.
Fibras
Chrissy Hampton/Demand Media
Use corante alimentício em fibras de proteínas naturais. Lã, seda, caxemira ou fibras de outro animal são exemplos. Não é possível tingir tecidos sintéticos (exceto o náilon) ou fibras de algodão com esse tipo de corante.
Preparando o corante
Chrissy Hampton/Demand Media
Você precisará preparar o corante com uma fórmula extra-ácida. A maioria deles recomenda deixar o tecido de molho em uma solução de 1/4 de xícara de vinagre e 1/4 de água por cerca de meia hora a uma hora antes de adicionar o corante.
Calor
Chrissy Hampton/Demand Media
Esquente a mistura de vinagre, corante e água. Isso pode ser feito fervendo-os no fogão ou micro-ondas durante cinco a dez minutos, ou você pode deixar a mistura em um saco plástico em um lugar ensolarado durante o dia.
Lave e reaqueça
Chrissy Hampton/Demand Media
Lave o tecido na água fria até que fique completamente limpo. Aqueça-o novamente em mais corante e lave-o para garantir que o tecido absorveu o máximo de cor possível.
Cuidados
Chrissy Hampton/Demand Media
Deixe-o secar completamente. Lave a peça de roupa separadamente em água fria durante as primeiras lavagens para garantir que a cor fixará.