Como tingir um terno

••• Jack Hollingsworth/Photodisc/Getty Images

Uma mudança na cor pode transformar um terno comum em uma peça única ou neutralizar um terno de cor brilhante para o deixar mais funcional. O mercado oferece um bom número de corantes que você pode usar em casa. O processo caseiro de tingimento requer cuidado para evitar respingar o corante que mancha superfícies e móveis. O processo é longo e requer paciência até que você atinja a cor desejada.

Passo 1

Leia a etiqueta do terno para descobrir qual o tecido de que ele é feito, o que vai ajudar a selecionar um corante apropriado. Escolha um corante reativo para algodão e um corante ácido para lã.

Passo 2

Lave o terno com antecedência e deixe secar, porque o corante se fixa melhor em tecidos limpos. Use luvas de borracha para proteger suas mãos do corante e use máscara para evitar inalar o vapor.

Passo 3

Encha um pote de aço com água e aqueça no fogão. Adicione o corante reativo para algodão quando a água estiver morna e mexa até que não haja mais caroços. Depois, mexa com sal. Coloque o terno na calda e mexa por 30 minutos.

Passo 4

Abaixe o fogo quando a mistura atingir 70 graus. Despeje o bicarbonato de sódio no pote e mexa o tecido por uma hora. Remova o terno da vasilha e enxágue bem até que a água fique limpa. Deixe que o terno seque dentro de casa ou esticado.

Passo 5

Faça um banho de tingimento, colocando o corante ácido em uma vasilha e misturando com 2 copos de água. Encha a máquina de lavar com água. Despeje o banho de tingimento. Mergulhe o terno em água limpa antes de colocá-lo na mistura e transfira-o para dentro da máquina, deixando-o lá no modo de lavagem por 30 minutos. Desligue a máquina. Enxágue o terno manualmente em água fria até que esta fique completamente limpa. A água fria evita que o terno encolha. Pendure-o para secar.

Mais recentes

×