×
Loading ...

Qual a melhor posição para um subwoofer?

Um subwoofer possibilita que os sons mais graves possam ser ouvidos com mais clareza. Mas, simplesmente ter um subwoofer, mesmo os melhores, não garante o som ideal, se ele não for colado em um local apropriado. É fácil colocar o subwoofer em qualquer canto e ligá-lo com uma batida alta, o difícil é duplicar autenticamente o som a partir da mixagem original. Não basta apenas maximizar o som, ele deve ser perfeitamente integrado ao resto do áudio para produzir um som homogêneo, balanceado e realista. Por isso, a posição é tão importante quanto a própria caixa.

A relação entre o subwoofer e as caixas principais é importante (2.1 home theatre sound system. Isolated on white. image by diter from Fotolia.com)

Ondas estacionárias

A posição do subwoofer é crucial para maximizar a qualidade do som, porque as ondas sonoras que ele produz não se distribuem igualmente pelo ambiente. Essas ondas de baixa frequência são chamadas de "ondas estacionárias" e são o porquê do som grave parecer mais alto ou mais suave em diferentes pontos de um ambiente.

Loading...

Paredes e cantos

Com o subwoofer no canto de um ambiente, o som ficará mais alto, mas não necessariamente homogêneo ou balanceado. Colocá-lo em distâncias iguais entre duas paredes, também resultará em resultados ruins, com a frequência invariavelmente sendo "engolida" por outras ondas de frequência diferente. Especialistas em áudio também alertam que o centro de uma sala é o pior lugar para colocar um subwoofer.

Relação entre as caixas e o ouvinte

Sons graves são mais fáceis de harmonizar com outros sons quando o subwoofer é colocado o mais próximo possível das caixas principais. Não importa onde for colocado, o subwoofer deve ficar sempre de frente para o ouvinte.

Posição das pessoas

Um fator de chave de onde posicionar seu subwoofer é o local onde as pessoas sentarão no ambiente. Seja sentado no sofá, no chão, na mesa de jantar ou na cozinha, é deste lugar que você deve avaliar a qualidade do som.

Onde não colocá-lo

As ondas de som graves costumam ficar nas bordas de um quarto, por isso, evite, se possível, ficar contra a parede. Será muito difícil regular a qualidade do som que seu subwoofer produz se você ficar contra a parede onde as ondas graves se acumulam. Se não for possível ficar longe da parede, compense abaixando o volume da caixa.

Um truque popular

Você pode usar um tipo de "engenharia reversa" para determinar melhor onde colocar o subwoofer, colocando primeiramente no mesmo lugar onde você pretende sentar para ouvi-lo. Então, mova-o pela sala, mantendo-o na mesma altura do local de antes e observe quando o som se misturar perfeitamente. Quando isso acontecer, instale a caixa no local. Esse não é o método mais preciso, mas é bem popular.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...