Como testar o cooler do seu laptop

fan image by Antons Matvejevs from Fotolia.com

Os coolers de um laptop são um equipamento importante no resfriamento e funcionamento interno do seu computador. Eles sugam o calor para fora da placa-mãe e do processador e sopram esse ar quente para longe - assim como um radiador de carro que tira o ar quente do motor. O superaquecimento do computador pode causar problemas de funcionamento e danos aos componentes internos, o que pode significar caros reparos. Testar o cooler do seu laptop é importante e fácil o suficiente para que você possa fazer sozinho e com regularidade.

Step 1

Ligue o computador. Dependendo do tipo de laptop, você deve ser capaz de dizer onde o cooler de refrigeração está localizado e para onde ele sopra o ar quente para fora. Coloque o ouvido em algum ponto do seu laptop e tente escutar o cooler. Se ele estiver funcionando, você deve ser capaz de ouvi-lo. Se você não conseguir ouvi-lo, pode tentar outros métodos para testar seu cooler.

Step 2

Coloque uma folha de papel na frente da saída do cooler. Você pode não ser capaz de ouvir o cooler, mas você será capaz de ver se o pedaço de papel está se mexendo, mesmo que seja minimamente. Isso também irá determinar se o cooler está funcionando ou não.

Step 3

Baixe e execute um programa como o BurninTest, SpeedTest ou Core Temp. Esses programas, todos disponíveis para download grátis, fazem com que o processador do computador trabalhe no seu limite e testa a velocidade e o calor vindo do processador. Ele testa a tensão que o computador pode controlar, bem como o diagnóstico de erros causados ​​pelo calor. Através desses resultados, você pode descobrir o quão eficientemente o seu cooler está sendo, e portanto, se ele está funcionando corretamente.

×