×
Loading ...

As melhores formas de destruir fitas magnéticas

Fitas magnéticas frequentemente contêm informações confidenciais. Áudio, vídeo e dados armazenados expõem usuários a riscos de segurança se elas não forem destruídas corretamente no fim de sua vida útil. Para evitar o comprometimento ou o vazamento de informações confidenciais, fitas magnéticas devem ser inutilizadas. Há vários métodos para inutilizar fitas magnéticas.

A destruição de fitas magnéticas protege informações confidenciais (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Desmagnetização

Desmagnetizar fitas remove todos os dados armazenados. O processo reorganiza a superfície da fita magnética, deletando todos os dados previamente armazenados. Cada fita tem seu próprio campo magnético. A desmagnetização correta exige exposição prolongada a um ímã com um campo duas a três vezes mais forte que o campo magnético da fita. A desmagnetização não envolve a destruição física das fitas. A maioria pode ser regravada múltiplas vezes; apagá-las economiza dinheiro e evita danos ao meio ambiente.

Loading...

Queimar

Queimar as fitas garante que não restem dados não utilizados. A maioria das fitas consiste de faixas de polímeros tratadas com material magnético para compor uma superfície de gravação. Como a maioria dos polímeros, as fitas magnéticas têm um ponto de ignição baixo. Na verdade, algumas fitas contêm materiais altamente inflamáveis. A queima de fitas libera componentes tóxicos para o meio ambiente e pode ser ilegal em alguns locais. Leis locais de incêndio e meio-ambiente devem ser verificadas antes de queimar as fitas. Grandes quantidades de fita tornam o risco de incêndio maior, então deve-se tomar medidas de segurança.

Picotar

Picotar as fitas reduz a probabilidade de recuperação de dados. O tempo envolvido para reorganizar as fitas impede que as pessoas tentem reconstruí-las. Quando picotadas, as lâminas cortam as fitas em pedaços muito pequenos para uma reconstrução total. Elas são cortadas ao longo da fita e de um lado ao outro. As partes pequenas criam um lixo que ficará em aterros por um longo período de tempo. Se problemas ambientais importam para o dono das fitas, a picotagem pode ser uma opção ruim, apesar de possuir um bom custo-benefício.

Descarte profissional

Muitas empresas oferecem serviços de segurança de dados. Elas destroem fitas magnéticas da melhor forma possível. Elas podem ser queimadas, desmagnetizadas ou picotadas dependendo da vontade do cliente. Empresas de boa reputação permitirão que o proprietário testemunhe a destruição das fitas para que não haja dúvidas. Sites e listas telefônicas contêm informações de contato de empresas do tipo. Uma boa empresa terá boas críticas de trabalhos já concluídos, bem como empregados contratados após verificações de histórico. Muitas oferecem créditos para fitas julgadas como reutilizáveis após a desmagnetização.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...