×
Loading ...

Riscos para a saúde dos anéis de titânio

O titânio, um metal branco com um tom cinza-carvão claro, é uma escolha de metal recentemente popular para os anéis de noivado. Não tão conhecido quanto os anéis de ouro e platina, o titânio tem benefícios para a saúde, como o de ser hipoalergênico, e é mais leve e durável do que as outras opções. Alguns detratores dizem que a força do titânio representa um risco para a saúde para os usuários e que em um caso de emergência o anel não pode ser cortado.

Diferentemente dos outros tipos de metais, o titânio é hipoalergênico (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Sobre o titânio

Os anéis de titânio são duráveis e não podem ser riscados. Para as pessoas que são alérgicas ao níquel encontrado em alguns anéis, o titânio é uma boa escolha por ser hipoalergênico. Quem tiver alergia a joias pode usar anéis de titânio e não sentir qualquer desconforto. Além disso, ele não oxida rapidamente quando entra em contato com o ar e, portanto, não se desgasta. O titânio também é utilizado para implantes cirúrgicos e aparelhos de prótese dentária, uma vez que é mais resistente e é o único material estranho a que o tecido vivo se liga.

Loading...

Lado perigoso do titânio

Apesar de o titânio ganhar com as pessoas alérgicas que não podem usar outros metais, os detratores dizem que ele é perigoso em situações de emergência. Se o anel não puder ser removido com vaselina, ele precisa ser cortado. Inimigos afirmam que os anéis de titânio não podem ser cortados com cortadores de anel. Isso provoca complicações e, em muitos casos, o dedo não será tratado corretamente ou ele precisará ser amputado.

Opinião de especialistas

De acordo com os sites MedHelp e TitaniumRings.com, os anéis de titânio podem ser cortados em caso de emergência. Essas fontes afirmam que mesmo as ligas mais resistentes de titânio podem ser cortadas usando um cortador básico de anel. Uma ferramenta manual dessas corta através de um anel em cerca de dois minutos. Já uma elétrica usada por hospitais e paramédicos corta ainda mais rapidamente. A Cascadia Design Studio recomenda não usar anéis de titânio, ou quaisquer outros tipos de anéis, perto de maquinarias abertas, equipamentos elétricos ou durante a prática de esportes.

Conclusão

As alegações sobre o titânio ser um risco para a saúde são, na verdade, falsas. Os anéis de titânio não causam alergias, eles agem bem quando entram em contato com a pele e, em caso de emergência, eles podem ser cortados assim como quaisquer outros anéis. Em alguns casos, pode haver uma irritação, principalmente pelo titânio preto, que tem um acabamento de sobreposição usado para adicionar uma matiz para o anel.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...