Por que minha cara fica vermelha quando faço exercícios?

Image by Flickr.com, courtesy of Joel Bombardier
Você apenas correu durante meia hora ou jogou uma partida de tênis. Talvez tenha jogado um pouco de basquete com seus amigos ou tenha tido um ótimo treino na academia. Agora o seu rosto está embaraçosamente vermelho. Por quê?
Explicação fisiológica
Em poucas palavras, a vermelhidão é um sinal de que o corpo está tentando refrescar-se. Seu coração está bombeando sangue mais rápido durante um exercício, levando-o até partes importantes de seu corpo como a cabeça (cérebro). Seu corpo começa a se transformar em um mecanismo de refrigeração para livrar-se do excesso de calor que está sendo gerado. Você começa a suar e os vasos sanguíneos superficiais se dilatam, a fim de dissipar um pouco desse calor. Essa é a causa da vermelhidão que você vê e sente em seu rosto.
Motivo de preocupação?
Você conhece seu corpo melhor do que ninguém. Se está preocupado de que a vermelhidão seja algo mais do que apenas um método de resfriamento normal, consulte seu médico. Enquanto isso, pense na vermelhidão de uma forma positiva. Se ela não ocorresse, seu corpo iria superaquecer e sobrecarregar seus órgãos.
Rosácea
Um possível culpado para a vermelhidão facial pode ser a rosácea, uma doença inflamatória da pele que pode se manifestar na ocorrência de superaquecimento proveniente de exercícios. Um dermatologista pode diagnosticá-la.
Baba bastante água
Não se esqueça de se hidratar. Mesmo que você não fique excessivamente vermelho, é uma boa ideia beber bastante água antes de um treino. Ficar bem hidratado pode ajudar a aliviar a vermelhidão.
Prevenção/Solução
Outra maneira de evitar a vermelhidão é reduzir a intensidade do seu treino. Se você não se esforçar muito, não ficará tão vermelho. Exercitar-ser em um lugar mais frio também irá lhe ajudar. Além disso, certifique-se de ter tempo para resfriar seu corpo corretamente. Isso ajudará a fazer com que a vermelhidão desapareça antes mesmo de você chegar ao chuveiro.
Referências
Sobre o Autor
Based in the Washington, D.C. area, Ann Oldenburg has been a reporter/editor/author since 1990. She has written for publications including "The Washington Post," "USA TODAY" and "TV Guide." She has a Bachelor of Arts in journalism from the University of Florida.
Créditos Fotográficos
Image by Flickr.com, courtesy of Joel Bombardier