Por que minhas petúnias estão morrendo?

••• petunia flower. image by Martin Garnham from Fotolia.com

As petúnias, plantas de baixa manutenção, brilhantes e florescentes da primavera até a geada, são umas das flores anuais mais populares. Existem centenas de variedades e uma multitude de cores. No entanto, sob certas condições adversas, suas petúnias podem morrer. Tais condições incluem doença, água ou luz solar inadequadas e insuficiência de drenagem ou fertilização.

Variedades

pink petunia 1 image by Robert Molnar from Fotolia.com

Dentre as muitas variedades de petúnia, as mais conhecidas são a grandiflora, a multiflora e a milliflora. A grandiflora é a mais popular, com grandes flores simples ou duplas, geralmente em duas camadas. Apesar de algumas terem um crescimento em cascata, que é especialmente atrativo em vasilhas, muitas crescem para cima em forma de montes. A multiflora é uma flor menor e mais compacta que a gradiflora e usualmente cresce aglomerada para colorir o jardim. A milliflora tem uma abundância de flores pequenas e perfeitamente formadas.

Doenças

Petunia - Opening image by Jeffrey Zalesny from Fotolia.com

Existem várias doenças que podem danificar ou matar suas petúnias. Botrytis cinerea é um fungo que causará enferrujamento e, se não tratado, matará suas petúnias. Para tratar isso, corte imediatamente qualquer parte da planta com uma capa cinza prateada e coloque o material doente em uma sacola selada. Se a planta inteira está infectada, arranque e jogue fora. Os fungicidas (preparações comerciais que destroem fungos) também podem ajudar.

As plantas que transmitem a doença não devem ser plantadas próximas às petúnias; tais plantas podem espalhar suas doenças para as petúnias. Os afídios (pequenas insetos que sugam o conteúdo interior das plantas), por exemplo, transmitem o vírus do mosaico do pepino para as petúnias. Mantenha-as também fora do contato com tabaco. Um vírus do mosaico do tabaco pode ser passado das mãos de um fumante para a planta.

Mantenhas as flores de suas petúnias secas. O crescimento fúngico prospera em flores molhadas.

Água e luz solar inadequadas

pétunia dans un parc en angleterre image by porschelegend from Fotolia.com

As petúnias prosperam com abundância de sol -- Quanto mais, melhor. Um mínimo de 5 a 6 horas por dia é necessário. Um dia inteiro de sol é ainda melhor. Com muita sombra, você terá menos flores.

Diferente da luz solar, a irrigação deve ser feita cautelosamente para evitar o crescimento fúngico nas flores molhadas. Molhe dentro da raiz, fornecendo um irrigação profunda a 5 cm abaixo das flores. As petúnias podem se fechar após uma chuva e levar alguns dias para se abrirem. Sem água elas irão murchar e morrer. Quando não estiver chovendo, molhe as petúnias a cada 7 a 10 dias. As vasilhas precisam de mais água do que as plantas no seu jardim.

Drenagem e fertilização do solo

Variety of petunias image by Sergey Kolesnikov from Fotolia.com

As petúnias podem falhar em solo pobre. Para mantê-las saudáveis, elas precisam crescer em um solo bem drenado e fertilizado. Melhore um solo pouco drenado misturando turfa, composto ou esterco apodrecido a ele, antes de você plantar. As petúnias podem falhar também se não tiverem nutrientes adequados. Quando você plantar, aplique um fertilizante balanceado, tais como um 8-8-8, um 10-10-10 ou um 12-12-12. O primeiro número na fórmula representa o nitrogênio, o segundo, o fósforo e o terceiro, o potássio. Fertilize novamente a cada três semanas. Se for usado um fertilizante com liberação lenta, não é necessária fertilização adicional.

Outros problemas

petunias en fleur rose rouge blanc fleuri image by Séverine MARTIN from Fotolia.com

Existem outros problemas que podem causar a morte ou a deformação de suas petúnias. As geadas irão matá-las; portanto, plante-as após a última geada. Se ela ocorrer após suas petúnias forem plantadas, traga-as para dentro de casa. As plantas também podem estiolar, com flores escassas. Se acontecer isso, corte-as na metade de seu comprimento, irrigue e fertilize-as. Alguns tipos de petúnias, tais como as gradifloras, precisam ter suas flores desgastadas arrancadas, para que tenham um crescimento saudável; já outras, tais como as multifloras e as petúnias com flores pequenas, não precisam disso.

Mais recentes

×