Cuidados com as palmeiras rabo-de-raposa
Digital Vision./Digital Vision/Getty Images
Uma palmeira rabo-de-raposa (Wodyetia bifurcata) é uma espécie nativa da Austrália que pode ser cultivada também em outras partes do mundo onde o clima for tropical ou subtropical, como a Califórnia, o Texas ou a Flórida. Ela é muitas vezes escolhida por sua folhagem, com folhas de arco que saem para todos os ângulos, criando um formato similar ao rabo de uma raposa, que é de onde vem seu nome. Elas produzem uma flor branca creme e cachos de frutas verdes que, quando se tornam maduras, ficam vermelhas.
Condições de cultivo
Por serem fortes, as rabo-de-raposa são consideradas fáceis de cultivar. Elas vão crescer em praticamente qualquer tipo de solo bem drenado, incluindo o arenoso ou rochoso. Elas provavelmente crescerão melhor em pleno sol, mas as localidades com sombra parcial também são toleráveis. Como uma planta nativa do norte da Austrália, elas são bem resistentes à seca. Nos meses mais frios, é necessário regar às vezes. Durante o resto do ano, é melhor fornecer regularmente boas e profundas regagens. Porém água em excesso pode ser prejudicial às rabo-de-raposa, portanto tenha certeza de não colocar muito de uma só vez.
Manutenção
Fertilize regularmente as rabo-de-raposa para estimular o crescimento e a boa saúde. O fertilizante ideal deveria conter potássio de liberação lenta, caso contrário a planta poderá desenvolver uma deficiência dessa substância. Escolha um fertilizante que seja rico em micronutrientes. Quando uma rabo-de-raposa é mantida adequadamente, o que requer regar corretamente, ela crescerá de 0,6 m a 0,9 m por ano, atingindo uma altura máxima de cerca de 9 m. Uma rabo-de-raposa geralmente consegue tolerar fortes ventos oceânicos e borrifos de sal de leves a moderados.
Usos
Por sua altura, as palmeiras rabo-de-raposa são geralmente cultivadas em ambientes abertos. Elas são frequentemente usadas para alinhar estradas ou calçadas, mas também são populares em quintais ou paisagismos. Quando cultivadas em grupos de duas, três ou quatro, podem dar um plano de fundo para um quintal ou jardim com um belo paisagismo. As rabo-de-raposa também podem ser cultivadas em vaso em uma varanda ou terraço, e podem facilmente ser cultivadas em ambientes fechados contanto que lhes seja fornecida uma área bem iluminada para que cresçam. Por causa do seu tamanho, elas não são necessariamente apropriadas para o cultivo doméstico, mas ficam bonitas em átrios ou entradas de edifícios.
Referências
Sobre o Autor
Anna Aronson began working as a journalist in 2000 and spent six years at suburban Chicago newspapers before pursuing freelance work. She enjoys writing about health care topics, in particular obstetrics, pediatrics and nutrition. She received a Bachelor of Arts in journalism from Eastern Illinois University and is now studying for a Master of Science in medicine degree to become a physician's assistant.
Créditos Fotográficos
Digital Vision./Digital Vision/Getty Images