×
Loading ...

Porque as minhocas têm um sistema circulatório fechado?

Um sistema circulatório fechado consiste de um coração que bombeia sangue através de vasos sanguíneos, distribuindo nutrientes e oxigênio, e trazendo de volta produtos descartáveis dos tecidos. Muitos invertebrados têm sistemas circulatórias abertos; no entanto, a minhoca tem o sistema fechado, que é mais eficiente.

As minhocas possuem um sistema circulatório fechado (Earthworms image by Ana Dudnic from Fotolia.com)

Considerações metabólicas

A pressão nos vasos sanguíneos do sistema circulatório fechado de uma minhoca é alta devido a seus cinco "corações" bombeando sangue até os vasos, e as contrações dos vasos sanguíneos sustentam essa pressão. Em um sistema circulatório aberto, a hemolinfa, um fluido similar ao sangue cheio de nutrientes, deixa os vasos sanguíneos para penetrar lentamente nas cavidades do corpo e banhar as células. Uma minhoca consegue sustentar maiores níveis de atividade, já que uma pressão sanguínea mais elevada em um sistema fechado leva à uma circulação mais veloz de sangue e eleva os níveis metabólicos.

Loading...

Limitações de tamanho

Em um sistema circulatório aberto, as células devem estar próximas das cavidades corporais para que os nutrientes, dejetos e gases possam se transferir efetivamente para e da hemolinfa. Consequentemente, sistemas abertos são bons apenas para certos tipos de corpos. Se um animal como a minhoca tiver um tamanho ou formato atípico, um sistema circulatório fechado se torna mais eficiente porque seus incontáveis vasos sanguíneos menores podem ficar próximos de todas as células do corpo.

Fluxo de sangue direcionado

Um sistema circulatório fechado permite que a minhoca empurre o sangue pelos vasos sanguíneos, desviando-o para certas partes do corpo, conforme necessário. Uma minhoca escapando de um pássaro procurando sua próxima refeição redireciona o sangue disponível para áreas relevantes, como os músculos que controlam a locomoção. Além disso, após consumir um alimento, a minhoca ativa seu suprimento de sangue reserva para ajudar na digestão.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...