Efeitos do ibuprofeno no açúcar sanguíneo em diabéticos

Ibuprofeno prescrito pelo médico

Image by Flickr.com, courtesy of Robby!

Diabetes é uma doença em que o corpo não produz insulina suficiente, ou não a usa de maneira apropriada. A insulina é um hormônio de ocorrência natural que absorve a glicose, ou açúcar sanguíneo, e o transforma em energia para o seu corpo. Os diabéticos, que sofrem de doença renal, e aqueles que tomam medicamentos para o diabetes, devem ter cuidado ao tomar ibuprofeno, pois ele poderá reduzir a taxa de glicose no sangue.

Tipos de diabetes

Existem dois tipos de diabetes: tipos 1 e 2. No diabetes tipo 1, também conhecido como diabetes juvenil, o corpo tem capacidade de produzir insulina. No diabetes tipo 2 — mais comum —, as células corporais ignoram a insulina ou a produzem em baixo nível.

Complicações diabéticas

Quando a produção de insulina for baixa ou inexistente, ou se o corpo não reconhecer a insulina, o açúcar não poderá ser transportado do sangue para as células para obter energia. Quando o açúcar acumula-se no sangue, em vez de ir para as células, podem resultar complicações, como doença renal e dano nervoso.

Ibuprofeno e taxa de glicose no sangue

O ibuprofeno pode provocar a redução do açúcar no sangue, quando combinado a outras drogas usadas para tratar o diabetes, como Orinase e Diabinase. Segundo a professora de farmácia clínica na Universidade de Montana, Sarah Miller Johnston, o ibuprofeno também pode ser problemático quando usado por indivíduos com insuficiência renal, que aflige muitos diabéticos.

Sintomas de baixo açúcar sanguíneo

Os sintomas do baixo açúcar sanguíneo podem variar de leves, como náusea e tremores, a mais graves, como visão turva e confusão.

Fatos sobre o ibuprofeno

O ibuprofeno é uma droga anti-inflamatória não esteroidal (ou DAINE) usada como alívio à dor, redutor de febre e tratamento de artrite. Os nomes comerciais comuns do ibuprofeno são: Motrin e Advil.

eHow Brasil
×