Como misturar areia e tinta acrílica

••• sand image by kw-on from Fotolia.com

Misturar areia na tinta acrílica é útil por vários motivos. A areia oferece uma textura de superfície interessante para móveis, projetos de arte e paredes, e ela também acrescenta tração para chãos escorregadios. Porém, se você nunca misturou tinta e areia antes, pode ser difícil fazer o projeto. É importante usar a areia correta e misturar as quantidades apropriadas da textura desejada.

Passo 1

Meça cerca de 240 ml de sílica em copos de medida. A sílica é o tipo mais comum de areia no mundo, mas a areia limpa não é encontrada em todos os lugares. A areia que você conseguiria em uma praia contém sílica, mas ela também está misturada com pedras, conchas esmagadas, sujeira e detritos. A sílica limpa é vendida em lojas de ferramentas e construção. A medida de 140 ml é baseada em 3,6 litros de tinta. 240 ml representam 6,25 por cento de lata de 3,6 litros de tinta. Se você estiver usando uma quantidade diferente de tinta, meça 6,25% de sílica. Essa porcentagem é para uma textura leve, dando um acabamento aveludado. É melhor começar com a textura leve e acrescentar mais areia gradualmente de acordo com a necessidade, em vez de tentar diluir uma mistura que esteja texturizada em excesso.

Passo 2

Derrame os 240 ml de areia na lata de tinta acrílica.

Passo 3

Misture a tinta acrílica por cinco minutos usando uma vareta. Misture lentamente para evitar bolhas.

Passo 4

Teste sua tinta sobre alguma sucata. Essa mistura oferece uma textura sutil. Se quiser uma textura mais aparente, adicione mais areia até que o teste esteja da forma desejada.

Mais recentes

×