Como fazer massa para madeira com cola e serragem

••• John Howard/Lifesize/Getty Images

A massa para madeira tem uma variedade de usos em uma oficina e em casa, incluindo encher buracos e restaurar arranhões em pisos durante o processo de retoque. Embora haja muitas marcas comerciais de massa de madeira, você pode fazer a sua própria com cola e serragem. A massa para madeira caseira não só é mais barata do que as vendidas, mas usa qualquer serragem que você tenha em mãos, reciclando material que você jogaria fora.

Passo 1

Reúna cerca de um copo de serragem em uma tigela usando um pincel. Examine a serragem e remova quaisquer partes solidas de madeira ou lascas que você tenha colocado na tigela com a serragem.

Passo 2

Coloque cerca de meio copo da serragem no centro de um pedaço de papelão com 5 cm por 5 cm sobre uma superfície de trabalho plana.

Passo 3

Coloque a cola animal na pilha de serragem no papelão. Aplique-a lentamente misturando-a com a serragem usando o palito plástico. Coloque quantidade suficiente para criar uma mistura que tenha a mesma consistência da massa. Para a maioria das colas, isso deve ser cerca de três partes por peso para a parte de serragem. A massa ficará um pouco seca, mas ainda será pegajosa ao toque.

Passo 4

Use como usaria qualquer outra massa para madeira, preenchendo talhos ou buracos na madeira, pressionando a mistura no lugar com uma espátula e deixando-a secar completamente antes de aplicar o material de acabamento.

Mais recentes

×