Preparação do gesso de Paris e cola usado em esculturas

••• Head of plaster 2 image by Pontus Edenberg from Fotolia.com

O gesso de Paris é um material parecido com cimento (Sulfato de Cálcio hemi-hidratado) que é comum em esculturas e aplicações artesanais. Embora ele não seja apropriado para ser aplicado em instalações ao ar livre, sua versatilidade e facilidade de uso o torna um material comum de belas artes. O gesso de Paris em pó pode ser comprado em qualquer loja de materiais de arte e misturado com água. Contudo, você também poderá usar a cola branca para fazer a sua própria preparação do gesso de Paris em casa.

Passo 1

Coloque o jornal em cima da superfície de trabalho para protegê-la de espirros ou gotas acidentais.

Passo 2

Coloque duas partes de cola branca dentro de um balde grande ou bacia. Bata com a espátula para aerar a cola.

Passo 3

Adicione uma parte de água morna à cola. Mexa a mistura até que ela desenvolva uma consistência pastosa e esteja livre de caroços.

Passo 4

Verifique a consistência da mistura. A preparação do gesso de Paris deve estar bastante diluída, quase tanto como uma sopa. Se a mistura estiver muito grossa, adicione mais água e continue mexendo até eliminar os caroços.

Passo 5

Para obter os melhores resultados use a preparação do gesso de Paris imediatamente. Ensope tiras de papel na mistura para fazer papel machê, artesanatos ou na produção de moldes.

Mais recentes

×