Como misturar cores para fazer marrom

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

As pessoas se utilizam da teoria básica de cores para realizar misturas. As três primárias vermelho, amarelo e azul se combinam e fazem cores secundárias, que são o roxo, o verde e o laranja e, se uma cor primária e uma cor secundária ou duas cores secundárias forem combinadas, uma cor terciária será criada. As cores terciárias são suaves e turvas, como o marrom e o cinza. O marrom é uma cor terciária criada usando várias fórmulas diferentes.

Passo 1

Coloque suas tintas sobre uma superfície plana e verifique as cores disponíveis. Certifique-se que o vermelho é verdadeiro, pois alguns vermelhos são azulados, e alguns têm uma coloração laranja em sua composição. Esses vermelhos não misturam bem. Escolha um vermelho cádmio escuro ou carmesim de alizarina — qualquer um dos dois funciona bem para misturar.

Passo 2

Crie marrom usando todas as cores primárias através da mistura de quantidades iguais de tinta vermelha, amarela e azul. Mescle a mistura homogeneamente. Se ela ficar muito roxa, adicione um pouco de amarelo. Se ficar muito verde, adicione um pouco de vermelho. Se ficar muito laranja, adicione um pouco de azul. Você poderá levar alguns minutos até alcançar a cor correta.

Passo 3

Faça marrom, misturando quantidades iguais de laranja e azul, resultando em uma cor marrom-acinzentada que funciona para pintar madeira velha, árvores ou pele. Se a mistura ficar cinza ao invés de marrom, acrescente um pouco mais de laranja à mistura.

Passo 4

Misture quantidades iguais de vermelho e verde juntos para um marrom rico e vibrante. O resultado será um tom vermelho amadeirado.

Passo 5

Coloque quantidades iguais de amarelo e roxo, misturando-os bem. Esta mistura cria um marrom que funciona bem para pintar áreas pantanosas.

Passo 6

Teste a cor, colocando um pouco de tinta no papel, e deixe-a secar antes de usá-la. Alguns tipos de tinta ficam mais escuras ao secarem.

Mais recentes

×