Como fazer tinta verde-oliva

••• Comstock/Comstock/Getty Images

Parece que existe um verde para cada propósito. Verde-abacate funciona para roupas de verão, verde-mar é uma ótima cor decorativa. O verde-oliva pode ser utilizado no exército, armários da escola, no "design" de uma casa ou na tela do artista. Este verde possui os próprios subtons. Existe o verde-oliva claro, verde-oliva escuro, verde-oliva preenchido com cinza ou marrom e é claro, o verde-azeitona. Você pode criá-lo misturando duas cores sozinhas e modificá-lo quase interminavelmente, variando tom e saturação.

Passo 1

Misture quantidades iguais de tinta preta e amarela. Se você planeja criar um lote grande, crie primeiro um lote pequeno de teste para determinar proporções. Adicione mais amarelo à mistura se você quiser que a cor fique mais amarelada. Adicionar preto escurecerá o tom.

Passo 2

Misture um tom verde médio com roxo ou violeta. Procure uma cor verde mediana nos subtons. Adicione ao tom violeta e ajuste a proporção até que atinja a cor desejada. Poderá adicionar ainda amarelo ou laranja ao verde médio, para atingir um oliva com um tom quente suave.

Passo 3

Misture cores terrosas, como o ocre ou siena, com a tinta azul ou azul-turquesa. Comece com o tom de terra e adicione a tinta de cor azul até que o oliva desejado seja alcançado. Misturar cores de tinta requer paciência e cuidado, mas quando atingir a tonalidade certa, terá valido a pena.

Mais recentes

×