Como misturar cores de tinta para criar ameixa

••• Plum & half plum image by Galaiko Sergey from Fotolia.com

A cor ameixa corresponde àquela parecida com a da fruta de mesmo nome, que é um roxo profundo, podendo parecer mais azul que vermelho ou vice-versa. Você pode criar essa cor de uma maneira parecida com roxo, porém os pigmentos escolhidos irão torná-la mais ameixa. Por exemplo, ao misturar verde ou preto no roxo, a cor se tornará mais ameixa.

Passo 1

Coloque vários vermelhos na paleta, como quinacridona, magenta e alizarina. Também inclua azuis como ultramarino, cobalto e cerúleo, e tons de terra como siena queimado ou siena cru, e até mesmo alguns verdes como seiva e claro. Não esqueça de usar um pouco de branco e preto.

Passo 2

Misture um dos vermelhos com um dos azuis, como magenta com cobalto, quinacridona com cerúleo ou alizarina com ultramarino usando a espátula. Adicione um pouco de branco para ter uma ideia de como a cor ficará, e um pouco de verde se ela ficar muito roxa e pouco ameixa.

Passo 3

Tente misturar vermelho, especialmente quinacridona ou alizarina, com preto para criar um ameixa profundo. Adicione um pouco de azul se a cor ficar muito avermelhada, e um pouco de branco para ver sua aparência real.

Passo 4

Misture um azul, como cobalto, com um pouco de um vermelho, como magenta, e preto para criar um ameixa profundo azulado.

Passo 5

Misture siena com um pouco de vermelho e azul para criar um ameixa amarronzado.

Passo 6

Adicione mais ou menos branco para deixar a cor ameixa mais ou menos clara. Use preto para sombreá-la e neutralizá-la, mas isso também deixará o tom mais acinzentado.

Mais recentes

×