×
Loading ...

Como fazer um modelo de carta no Word

O Microsoft Word tem várias funcionalidades que podem ser configuradas, incluindo modelos que representam uma carta personalizada. Fazer a sua própria carta no Word envolve as mesmas operações para a criação de um documento normal, exceto o passo de salvar o documento como um modelo. Adicione um cabeçalho e outros elementos de uma carta física, incluindo um design personalizado. Ao contrário das cartas físicas, o Word pode preencher automaticamente algumas seções. Outra vantagem é a possibilidade de converter a carta em outro formato, como em uma página da internet ou pôster.

Instruções

Centralize o texto selecionado em um modelo de carta pressionando "Control-E" (text and words image by Lario Tus from Fotolia.com)
  1. Inicie o Word e, em seguida, clique no comando "New" (Novo) do botão do Office para mostrar uma lista de categorias de modelos.

    Loading...
  2. Clique no link "Letter" (Carta) no painel esquerdo. Então, clique no ícone que exibe uma amostra de uma carta em particular (por exemplo, "Carta para o Papai Noel"). Personalize essa carta para criar seu próprio modelo.

  3. Delete todo o texto do modelo que você não usará para mais de uma carta (isto é, exclua o texto não genérico). É possível que o texto mantido por você consista apenas de uma saudação de despedida (por exemplo, "Atenciosamente", "Respeitosamente").

  4. Adicione uma data que é automaticamente atualizada, da seguinte forma: clique em uma linha próxima à parte superior do modelo e, em seguida, clique no ícone "Date & Time" (Data e hora) do meu "Insert" (Inserir).

  5. Clique em um formato de sua preferência na lista e marque a opção "Update automatically" (Atualizar automaticamente). Clique em "OK" para inserir a data.

  6. Selecione qualquer texto e clique em uma fonte de sua preferência na lista do painel "Font" (Fonte), no menu "Home" (Página inicial). Todas as cartas que escrever usando esse modelo usarão essa fonte, assim que especificá-la como uma predefinição.

  7. Clique na pequena seta no canto inferior direito do painel "Style" (Estilo), no menu "Home" (Página inicial).

  8. Clique na seta da linha chamada "Normal" e, sem seguida, clique no item "Update Normal to match selection" (Atualizar normal para corresponder à seleção). Qualquer texto remanescente do modelo será alterado para a fonte escolhida no passo 6.

  9. Clique no menu "Page Layout" (Layout de página) e no ícone "Watermark" (marca d'água). Na janela que for aberta, clique no comando "Custom watermark" (Personalizar marca d'água).

  10. Clique na opção "Picture watermark" (Marca d'água de imagem) e, sem seguida, clique no botão "Select picture" (Selecionar imagem). Navegue pelas pastas do computador e escolha uma imagem que gostaria de ter como plano de fundo da carta. Dê um clique duplo na imagem e depois clique em "Close" (Fechar) para inseri-la.

  11. Clique no ícone "Save As" (salvar como) do botão do Office e digite um nome para o modelo de carta na caixa de texto "File name" (Nome do arquivo). Selecione um dos tipos com "Template" (Modelo) no título (por exemplo, "Modelo do Word (*.dotx)"), para a caixa "Save as type" (Tipo).

  12. Dê um clique duplo, no Windows Explorer, no modelo que você acabou de salvar. O Word irá criar um novo documento com o seu design de carta.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...