Como fazer um modelo de célula procarionte

••• Duncan Smith/Photodisc/Getty Images

Todas as células, que são a unidade básica da vida, enquadram-se em uma das duas categorias: procarióticas ou eucarióticas. A célula procariótica é um tipo menor e menos complexo de célula que está associada a bactérias. Estas células não têm núcleo e organelas ligadas à membrana no interior do citoplasma. Fazer um modelo de uma célula procariótica é simples e requer apenas alguns itens que estão disponíveis em lojas de artesanato e papelarias, por exemplo.

Passo 1

Corte ao meio uma bola de isopor grande com uma faca. Descarte uma das metades. Corte com a faca uma pequena porção da parte de trás da bola, a fim de criar uma superfície plana para o modelo. A superfície plana representa uma secção transversal do interior da célula procariótica.

Passo 2

Pinte com uma cor o exterior da bola de isopor. Não pinte as superfícies planas do modelo.

Passo 3

Pinte uma fina linha, cerca de 0,6 cm de largura, nos anéis em torno do aro sobre a superfície plana do modelo e deixe secar. Isto representa a cápsula que protege a célula.

Passo 4

Pinte outro anel fino, com outra cor, ao lado da linha da cápsula sobre a superfície plana do isopor. Esta linha representa a parede da célula procariótica. Esta parede separa a cápsula a partir da membrana e no interior da célula

Passo 5

Pinte uma terceira linha circular, em torno da borda do modelo, que toque a parede da célula. Isto representa a membrana que é responsável por mover material para dentro e fora da célula. Quando você terminar as linhas, o modelo será semelhante a anéis de um alvo.

Passo 6

Crie o nucleóide anexando pedaços de borracha no centro da superfície plana. Elas devem sobrepor-se umas as outras, de modo que todas elas se toquem. Use cola ou grampos para manter as faixas de borracha no lugar.

Passo 7

Corte pequenas bolas de espuma ao meio e fixe-as sobre a superfície plana, com cola ou palitos. Estas bolas representam os ribossomos presentes no interior da célula, que são feitos de RNA e proteínas.

Passo 8

Anexe pequenos pedaços de alcaçuz no exterior do modelo de célula, utilizando palitos. Estas peças curtas representam o pili, o qual é responsável por mover a célula de um lugar para outro.

Passo 9

Conecte um longo pedaço de alcaçuz no exterior do modelo celular. Este pedaço mais longo representa um flagelo que, como o pili, auxilia a célula no transporte de um local para outro.

Mais recentes

×