Como fazer uma esfera de cartolina

••• Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images

As esferas de cartolina podem servir como um ofício de entretenimento para adultos e crianças, um enfeite ou decoração encantadora de feriado, ou até mesmo uma ferramenta de ensino. Ajude as crianças a compreenderem a geometria de uma esfera fazendo-as de papel e, depois, pendure-as no teto, na frente de uma janela ou em sua árvore de natal. Escolha um papel de melhor qualidade para uma aparência mais formal e decorativa ao fazer uma esfera.

Esfera de cartolina simples

Passo 1

Corte a cartolina em tiras de 1 cm de largura usando um cortador de papel ou tesoura. Escolha o comprimento de sua tira com base no tamanho desejado; no entanto, o ideal é até 15 cm. Corte no mínimo 12 ou no máximo 20 tiras, dependendo do tamanho e enchimento que você preferir.

Passo 2

Faça furos em cada uma das extremidades das tiras de papel, alinhando-as cuidadosamente.

Passo 3

Coloque uma tachinha através dos furos em cada extremidade, unindo todas as tiras de papel.

Passo 4

Dobre as tiras de papel em um "C". Separe as tiras para formar uma forma esférica ou globo.

Passo 5

Passe uma fita através das tiras de papel para pendurar e exibi-la.

Esfera de cartolina complexa

Passo 1

Corte 20 círculos de cartolina com um cortador circular.

Passo 2

Faça um modelo triangular de cartolina que se encaixa dentro dos círculos. Dobre cada modelo de círculo em torno do triângulo, criando pontas nítidas.

Passo 3

Cole 10 círculos juntos para formar um anel ou forma de círculo aberto, anexando as abas dobradas umas às outras para formar a seção central da esfera.

Passo 4

Cole cinco círculos dobrados juntos para o topo e cinco para o fundo, criando uma forma sólida e curva com um círculo central dobrado e quatro círculos ao redor, depois anexe-os à seção central da esfera. Prenda uma fita com cola quente no lugar para pendurar ou exibir as esferas de cartolina em pratos como peças centrais.

Mais recentes

×