×
Loading ...

Como fazer um modelo de coração

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Se você for um pai entusiasmado para ajudar seu filho a fazer um modelo de coração humano ou um adulto que precise de um modelo para explicar o funcionamento complexo dessa máquina poderosa, construir um modelo que seja fiel à forma levará muito tempo, mas não é uma tarefa impossível. Siga as instruções deste artigo e, antes que perceba, você estará ocupado explicando como as válvulas, as artérias e as veias mantêm esse órgão miraculoso funcionando.

Instruções

Construir um modelo que seja fiel à forma do coração levará muito tempo (Epsilon5th/iStock/Getty Images)
  1. Obtenha uma imagem detalhada de um coração humano. Não importa se você usar uma encontrada em um site ou se procurar por uma boa representação em um livro, certifique-se de que o modelo que você escolher mostre todos os lados do coração, para que possa fazê-lo o mais autêntico e realístico possível.

    Loading...
  2. Decida o tamanho do seu modelo de coração. Quanto mais realista e fiel ao tamanho verdadeiro, mais fácil será fazer o modelo, já que você estará elaborando seu projeto em uma escala razoável.

  3. Escolha um material de elaboração apropriado. Para economizar dinheiro, trabalhe com papel machê feito de jornal rasgado e cola. Se estiver confortável para trabalhar com argila, compre-a em alguma loja de artesanato e use-a como a base do seu modelo de coração.

  4. Faça uma armadura (quadro da escultura) na qual construirá o seu modelo de coração. Uma das maneiras mais fáceis de fazer isso é colocando-se um bastão grosso de madeira em uma base grossa e plana de isopor. Use a parte superior do bastão como base. Enrole o material de enchimento no topo do bastão, para criar uma base densa na qual você irá construir a parte principal do coração. Papel filme, malha de triagem, fio de galinha ou uma pequena porção do isopor também vão servir.

  5. Cubra a base do coração com a argila, o papel machê ou outro material modelador que você escolheu para replicar a forma do coração. Use as mãos, uma faca ou ferramentas de escultura para esculpir ou refinar o modelo, para que ele corresponda à foto que você está usando como referência.

  6. Seque o modelo de coração na sua armadura. Use pedaços de material (como canudos, argila ou outros) para ilustrar as artérias e as válvulas. Fixe esses apêndices com cola, argila, papel machê ou outros adesivos compatíveis com o material que você usou para criar a escultura de coração.

  7. Pinte o coração de vermelho, caso você tenha usado um material que não requer um forno para assar os modelos. Use um pincel pequeno para destacar as veias e os detalhes em válvulas e artérias. Se criou o seu coração com argila, asse o coração no forno de acordo com as instruções na embalagem da argila.

  8. Faça do seu modelo de coração uma reflexão verdadeira do coração, identificando as partes do órgão. Marque-as usando os nomes corretos: ventrículos direito e esquerdo, átrios direito e esquerdo, veias cavas superior e inferior, artéria pulmonar, arco aórtico e valvas, septo, miocárdio, seio coronário e valvas mitral e tricúspide.

Loading...

O que você precisa

  • Armadura
  • Materiais de elaboração
  • Materiais de enchimento
  • Sobras de elaboração
  • Tinta
  • Ferramentas de escultura (opcionais)
Loading ...
Loading ...