Como fazer um modelo de molécula com bolas e palitos

••• Comstock/Comstock/Getty Images

Estruturas moleculares são um tópico complexo, que se beneficia de auxílios visuais. É bem mais fácil entender os elementos básicos da estrutura quando se observa um modelo simplificado em ação. Se estiver tentando criar uma ilustração de uma molécula, o método da bola e do palito tem eficácia comprovada. Usando suprimentos disponíveis em sua papelaria, pode-se construir tudo, desde estruturas moleculares simples, até as complexas, dependendo do tamanho do projeto.

Passo 1

Desenhe um rascunho de como a molécula deve ficar. Se não for um bom desenhista, encontre uma imagem da molécula na internet e imprima.

Passo 2

Pinte cada uma das bolas de poliestireno para separar os elementos específicos presentes na molécula. Por exemplo, em uma molécula de água, existem dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio. Pinte cada elemento de uma cor diferente para deixar o modelo mais fácil de ler.

Passo 3

Enfie um dos seus palitos redondos na espuma de poliestireno, tomando cuidado para não atravessar a bola. Pode-se adicionar um toque de cola seca-rápido na ponta para prendê-lo na bola.

Passo 4

Pressione a outra extremidade em uma bola diferente, criando uma estrutura de dois átomos. Continue adicionando palitos e bolas até que sua molécula pareça com a imagem-fonte.

Mais recentes

×