Como moldar isopor

••• colorful toys image by Mat Hayward from Fotolia.com

O isopor, embora, geralmente, considerado difícil de trabalhar, na verdade, pode ser facilmente moldado ou cortado em qualquer formato. Este material vem em muitas densidades diferentes, portanto, parte do truque é comprar um isopor de alta densidade, para que ele aguente o processo de corte (com faca ou cortador) e possa ser lixado sem probelmas. Se você comprar um isopor bem denso, não deve ter problemas para esculpi-lo e moldá-lo no formato que quiser.

Moldando o Isopor

Passo 1

Com um lápis, desenhe a ideia básica do que deseja cortar. Se estiver construindo um modelo com muitas peças, é importante desenhá-lo montado de vários ângulos diferentes e, depois, as peças do modelo que deseja cortar no isopor. Certifique-se de incluir as dimensões em seu rascunho.

Passo 2

Corte o modelo ou as formas que deseja fazer, com uma faca bem afiada. Você, também, pode usar um cortador de isopor (disponível em lojas de ferragens) para fazê-lo. Este cortador é um fio de arame aquecido eletricamente. Certifique-se de deixar um pouco de espaço entre as formas, talvez 1,5 cm, para que sobre uma margem para você lixá-las -- visando possíveis erros.

Passo 3

Pegue as lixas. Use uma lixa mais grossa para moldar áreas maiores e, uma mais fina, para áreas menores.

Passo 4

Lixe até que o isopor esteja na forma desejada. Se quiser, pinte a forma.

Mais recentes

×