Como usar um motor de indução trifásico como um gerador

••• windmill generator image by Yali Shi from Fotolia.com

Novos ou usados, os motores de indução trifásicos são relativamente baratos, pois são equipamentos muito utilizados em toda a indústria. Há vários métodos para usá-los como geradores, e eles podem variam muito em complexidade e conveniência se forem executados por indivíduos não especializados. A melhor abordagem prática é conectá-los como um motor normal e depois usar um motor, um aerogerador ou uma turbina para aumentar sua velocidade de operação para inverter o fluxo da corrente e impulsionar a energia de volta à rede. Essa prática diminui efetivamente o consumo de energia medido.

Passo 1

motors image by Dusan Radivojevic from Fotolia.com

Anote as informações da placa do motor de indução trifásico, incluindo a tensão, classificação de potência e rpm (rotações por minuto). Essas informações o ajudarão a unir corretamente o motor a um motor externo ou fonte de energia, para que ele opere como um gerador.

Passo 2

Conecte o L1, L2 e L3 (e os terminais terra) do motor aos três terminais trifásicos de 208 volts e ao terra, da mesma forma como faria para o uso do motor. Use um interruptor de motor trifásico de contato duro ao lado do disjuntor principal, o que permitirá que você desligue o motor a partir da unidade de energia, caso seja necessário.

Passo 3

Divida a velocidade normal do motor a gasolina em rpm pelo rpm do motor. A maioria dos motores a gasolina (do tipo equipamento de energia) opera a 3600 rpm. Se o motor de indução operar em 3600 rpm, a proporção é de 1:1. Portanto, use as mesmas polias com diâmetro de dente no motor a gasolina e no trifásico para transmitir a força motriz para o motor. Isso permitirá que o motor a gasolina sobrecarregue um pouco o motor para de fato produzir eletricidade. Se o motor trifásico estiver classificado a 1800 rpm, você deve reduzir pela metade o tamanho da polia no motor para que ela possa acionar o motor mais lento na faixa de 1800 rpm.

Passo 4

Monte o motor em linha com o trifásico em um ponto plano para que eles possam girar em conjunto, na direção certa, de acordo com o sentido de rotação requerida do motor. Também instale uma polia tensora de engate para permitir que o motor e o motor de indução sejam desconectados, caso seja necessário realizar o arranque.

Passo 5

Ligue o motor a gasolina. Ligue o motor de indução trifásico em seu interruptor de arranque. Após um período de aquecimento, ajuste o motor a gasolina para a velocidade máxima até o regulador marcar 3600 rpm. Conecte a correia de transmissão na alavanca da polia tensora de engate. Aumente um pouco a rotação do motor a gasolina para cerca de 3650 rpm. Nesse ponto ele produzirá eletricidade ao invés de consumi-la. Isso fará com que o medidor de consumo de energia da instalação desacelere, à medida que a energia trifásica flui para outros equipamentos que utilizam energia motorizada na instalação. A companhia de energia entende isso como se a instalação estivesse operando com menos equipamentos.

Um recurso extra do motor de indução nessa aplicação é que ele permanece intrinsecamente preciso na fase, operando com a cadência definida pela companhia de energia de 60 ciclos por segundo .

Mais recentes

×