×
Loading ...

Como mudar de emprego se você já tem 50 anos

É preciso planejar bem antes de mudar de carreira aos 50 anos. A competição é acirrada o suficiente, mesmo se desconsiderarmos a idade. Um estudo feito pela National Council of Aging mostrou que mais de 50% dos empregadores entrevistados acreditavam que funcionários mais velhos não rendiam tanto quanto os mais novos. A não ser que você esteja preparado para enfrentar o preconceito, a busca por um emprego adequado pode ser frustrante.

Instruções

Os candidatos mais velhos têm que competir com concorrentes de todas as idades (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)
  1. Imagine sua situação no futuro. Converse sobre seus planos com amigos e familiares. Pegunte-os se e como essa mudança de carreira os afetaria. Calcule o quanto de dinheiro será necessário para manter o seu estilo de vida atual. Dependendo da fase de sua vida, a decisão pode se basear mais em mudanças no cotidiano do que crescimento profissional. Veja o que você realmente deseja fazer nos próximos dez ou 15 anos de sua vida.

    Loading...
  2. Liste toda a sua experiência profissional. A idade traz sabedoria, e é justamente essa experiência que dá a você alguma vantagem. Funcionários mais velhos muitas vezes já adquiriram habilidades de transferência como a capacidade de trabalhar com o que há disponível, capacidade de ouvir, pensamento lógico e a capacidade de supervisionar. Esses atributos ajudam a superar as dificuldades de aprendizado iniciais, a resolver problemas e a lidar com os desafios do cotidiano de um ambiente de trabalho. Não coloque experiências de mais de 15 anos atrás e limite-se ao que é relevante para a nova posição a que você aspira.

  3. Apareça. Uma rede social ajuda muito a todos que procuram emprego, sejam jovens ou velhos. Associe-se a organizações profissionais e a grupos de relacionamento. Diga a todos que você decidiu mudar de carreira. As pessoas que o conhecem sabem o seu potencial e seus talentos e podem indicá-lo, sem se preocupar muito com a sua idade.

  4. Peça ajuda a um consultor profissional. Ele pode ser um recurso valioso para ajudar a planejar a carreira, auxiliando ao avaliar suas capacidades, pesquisar sobre possíveis oportunidades, elaborar currículos e prepará-lo para uma entrevista.

  5. Faça um curso. Fique atento às últimas tecnologias ou se matricule em um curso de informática básico para conhecer melhor os programas. Escolha o curso com base na área em que deseja trabalhar, pois isso pode indicar se você realmente está apto a adentrá-la. Tome a iniciativa para aprimorar a sua formação e direcionar melhor essa mudança. Os possíveis empregadores notarão.

Loading...

Dicas

  • Leve em consideração ofertas de contratos, de empregos de meio período ou até mesmo de trabalho voluntário. Empregos de tempo integral podem não ser a melhor opção e, seja qual for a razão da mudança, deve-se estar preparado para diminuições salariais.
  • O segredo é pensar positivo. Quando finalmente for chamado para uma entrevista, transpareça confiança e deixe claro ao entrevistador que você pretende trabalhar bastante tempo com eles.

Referências

Loading ...
Loading ...