×
Loading ...

Como mudar de uma oitava baixa para uma alta no clarinete

Atualizado em 20 julho, 2017

Quase todos os tocadores iniciantes de clarinete começam pela oitava grave do instrumento. É muito mais fácil tocar notas intermediárias e graves quando se começa a tocar clarinete. Depois de alguns meses de prática, torna-se necessário aprender e dominar a oitava aguda. As posições de dedos para essas notas serão mais familiares, mas com uma mudança de embocadura e a adição de uma tecla de oitava você poderá produzir novas notas na oitava mais aguda.

Instruções

O registro agudo do clarinete pode ser um desafio para os iniciantes dominarem (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Segure o clarinete e posicione seus dedos para tocar um grave Si bemol (Bb)(dedão, os três dedos maiores da mão esquerda e o indicador direito).

    Loading...
  2. Tome um bom fôlego com o diafragma e toque o Si bemol.

  3. Pressione a tecla de registro com o seu dedão esquerdo, sem descobrir o buraco. Mantenha o som forte e equilibrado. Isso deverá produzir um Fá no registro agudo.

  4. Libere a tecla da oitava e toque um grave Lá maior (acrescente seu médio direito), em seguida acrescente a tecla de registro. Isso deverá produzir um Mi maior no registro agudo.

  5. Toque um grave Dó maior (três dedos da mão esquerda) e, então, acrescente a tecla de registro. Isso deverá produzir um Sol maior no registro agudo.

  6. Toque um grave Sol maior (três dedos da mão esquerda e três dedos da mão direita) e depois acrescente a tecla de registro. Isso deverá produzir um Ré maior no registro agudo.

  7. Toque um Ré maior (os dois dedos maiores da mão esquerda) e acrescente a tecla de registro. Isso deverá produzir um Lá maior no registro agudo.

  8. Toque um grave Fá maior (três dedos da mão esquerda, três dedos da mão direita e o mindinho direito) e acrescente a tecla de registro. Isso deverá produzir um Dó maior no registro agudo.

  9. Pratique essas notas até que estejam confortáveis.

  10. Acrescente seu mindinho esquerdo enquanto toca o Dó maior agudo para "descer" para o Si maior.

  11. Levante um dedo de cada vez do Sol maior agudo (três dedos esquerdos, dedão, registro) para tocar o Lá maior agudo (dois dedos esquerdos, dedão, registro), o Si maior (indicador, dedão, registro) e, finalmente, o Dó agudo (apenas o dedão e a tecla de registro). Essas são as notas do registro agudo do clarinete.

Loading...

Dicas

  • Não morda o clarinete para alcançar um registro agudo. Mantenha sua embocadura e queixo imóveis quando estiver tocando notas agudas.

Referências

Loading ...
Loading ...