×
Loading ...

Como mudar permissões de arquivos em massa no Mac OS X

A permissão de um arquivo determina que tem acesso a ele e que tipo de acesso está disponível. O Mac OS X usa o modelo Unix de permissão de arquivos. Isso permite bastante flexibilidade nas permissões determinadas a vários usuários e grupos. Existem vários métodos para alterar a permissão em grandes grupos de arquivos.

Instruções

Mude as permissões de acesso de seus arquivos no Mac OS X (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Abra uma nova janela do explorador de arquivos se todos os arquivos que serão alterados estiverem numa mesma pasta. Navegue até a pasta com estes arquivos e clique na opção "Obter Informações" do menu "Arquivo". Mude as permissões na parte inferior da janela das informações. Então clique no ícone de engrenagem abaixo da seção "Compartilhamento e permissões" e clique em "Aplicar para itens inclusos".

    Loading...
  2. Abra uma nova janela do Terminal e use o comando "chmod". O Mac OS X inclui o comando "chmod" padrão para modificar permissões de arquivos. Para aplicar permissões padrões a um arquivo ou conjunto de arquivos, digite "chmod 755" seguido por espaço e os nomes dos arquivos. Por exemplo, para mudar as permissões de todos os documentos na pasta atual para o padrão, digite "chmod 755 ./.doc" e aperte "Enter". Use o "" no lugar de uma variedade caracteres desconhecidos ou use "?" para substituir um único caractere. Você também pode combinar o comando "chmod" com outro. Por exemplo, digitar "find / ! -name '*.rtf' | chmod 755" fará com que a lista de arquivos que não terminam com a extensão .rtf tenham suas permissões resetadas para o padrão.

  3. Baixe e instale o programa BatChmod. Esse programa está disponível gratuitamente e funciona com o Mac OS X 10.5 e 10.6. Ele fornece uma interface gráfica para uma funcionalidade estendida do comando "chmod" na aba "Obter Informações" do explorador de arquivos. Arraste o arquivo ou pasta para a janela do programa ou use os botões de comando para selecionar seu alvo. Este programa inclui opções para mudar a propriedade de arquivos, destravá-los e realizar uma limpeza de atributos.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...