Como saber quando uma mulher está ovulando

••• Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images

A ovulação é uma necessidade absoluta ao tentar engravidar. Há duas coisas que devem acontecer para a concepção de um bebê: um óvulo viável deve ser liberado e os espermatozoides devem chegar até ele. Isso pode ser mais difícil do que parece. As mulheres não são todas iguais. Nem todas têm ciclos perfeitos de 28 dias e as que têm podem não ovular 14 dias em seu ciclo. Determinar a ovulação, no entanto, não precisa ser um jogo completo de adivinhação. Há alguns sinais e sintomas que as mulheres experimentam imediatamente antes ou durante a ovulação. Você pode usar esses sintomas para ajudá-la a engravidar ou para fazer exatamente o oposto. Alguns casais os usam para evitar a gravidez. De qualquer forma, este guia lhe mostrará como saber quando uma mulher está ovulando.

Passo 1

Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images

Toque seu muco cervical, colocando dois dedos sobre o lado de fora da abertura vaginal. Traga os seus dedos para a frente do seu rosto e olhe para eles. Abra-os ligeiramente. O fluido assemelha-se às claras de ovo cruas? Você pode esticá-lo entre os dedos sem rompê-lo? Se a resposta for sim, você pode estar ovulando.

Passo 2

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Toque sua calcinha para ver se há umidade. O líquido cervical nem sempre fica claro e elástico durante a ovulação, mas o fluido vaginal sempre fica mais úmido nesse período. Saiba o que é normal para o seu corpo. Quando sua calcinha estiver mais molhada, você provavelmente já ovulou.

Passo 3

BananaStock/BananaStock/Getty Images

Toque seus seios para verificar se há dor. Durante a ovulação, eles tornam-se sensíveis ao toque. Na verdade, algumas mulheres experimentam dor até mesmo quando tomam banho. Ela deve desaparecer depois de cerca de dois ou três dias.

Passo 4

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Determine se você sente dor em um lado de seu abdômen. Muitas mulheres, mas não todas, experimentam um sintoma chamado de "dor do meio". Durante algumas horas do dia a mulher ovula, podendo sentir uma leve dor em um lado do abdômen. Muitas acreditam que essa é a percepção da real liberação do óvulo.

Passo 5

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Olhe para a sua barriga para ver se está inchada. O inchaço é pior durante a ovulação. Suas calças estão mais apertadas do que o normal? Você ainda pode abotoar seu jeans? Se não, você pode estar ovulando.

Mais recentes

×