×
Loading ...

Músculos usados no tênis

Muitos tenistas se perguntam por que um backhand é muito mais difícil de acertar do que um forehand. A resposta a esta e outras questões tem mais a ver com os músculos usados ​​para bater na bola do que com a mecânica do movimento. Um pouco de conhecimento da fisiologia do tênis vai ajudá-lo a entender quais músculos você usa e quais deve fortalecer para seus movimentos.

Usar grandes músculos cria grandes golpes (tennis player image by jimcox40 from Fotolia.com)

Músculos usados nas batidas de forehand

Tal como acontece em quase todos as batidas do tênis, o forehand depende da cadeia cinética de eventos, que é a transferência de energia de uma parte do corpo para outra. A cadeia começa nos pés, com potência reativa criada quando os pés empurram o chão. Essa energia é transferida para as pernas (panturrilhas), então para a parte superior das pernas (quadríceps e isquiotibiais), glúteo máximo, quadris (adutores e abdutores), núcleo (oblíquos e abdominais), parte superior do corpo (músculos peitorais), ombro (deltoide), braço (bíceps), antebraço (braquial) e finalmente à mão. Qualquer interrupção nesSa sequência enfraquece o fluxo de energia dos pés para a bola.

O forehand especificamente conta com os peitorais, deltoides e bíceps para fornecer grande parte da atividade da parte superior do corpo e do braço em uma batida, com o antebraço e punho, "continuando o passeio", após a abertura dos quadris e rotação do ombro interno.

Loading...

Músculos usados nas batidas de backhand

Um backhand de uma mão e o de duas mãos com o lado direito dominante, (para jogadores destros) dependem de músculos relativamente mais fracos, como o tríceps, músculo anterior do ombro e o grande dorsal. É por isso que os profissionais usam mais um backhand com o lado esquerdo dominante, porque em sua essência é um forehand de esquerda usando músculos maiores.

O backhand usa menos músculos do quadril do que o forehand, porque a parte superior do corpo permanece fechada por mais tempo, devido à sua diferente postura.

Músculos usados no saque

O saque é semelhante ao forehand na sua mecânica. Na verdade, o forehand moderno tem sido descrito como "saque de lado". A rotação do ombro interno fornece a velocidade da cabeça da raquete no momento do impacto, de acordo com a pesquisa do Dr. Bruce Elliot, da Universidade da Austrália Ocidental, semelhante a um forehand com postura aberta.

O saque depende mais dos músculos do ombro do que o forehand, com o manguito rotador mais ativo. O saque ainda começa nos pés e viaja a cadeia cinética na mesma ordem de os músculos usados ​​no forehand.

Outro aspecto único do saque é a rotação externa do braço, ou pronação dos músculos do antebraço, terminando com flexão da mão.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...