Como fazer um nível de bolha

••• Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Níveis de bolha não são apenas divertidos, mas também úteis. Fazer o seu próprio nível a partir de materiais que você encontra em casa é uma ótima maneira de demonstrar um princípio científico simples para as crianças. Use o seu nível de bolha caseiro para decorar outro projeto artesanal, ou coloque-o na caixa de ferramentas da sua casa - vai indicar o nível assim como um modelo comercial.

Passo 1

Limpe uma mesa grande para trabalhar. Uma vez que usaremos água e cola, coloque jornais ou uma toalha de mesa velha para que a limpeza seja mais fácil.

Passo 2

Desmonte a caneta esferográfica. Retire a base da caneta com um alicate ou faca de manteiga. Não deixe que crianças façam isto – requer um pouco de coordenação, e a tinta pode derramar se a caneta não estiver completamente seca.

Passo 3

Remova o tubo de tinta do interior da caneta. O tubo pode sair sozinho após você ter removido a base da caneta – se não, pressione a ponta como se estivesse escrevendo, e ele vai se soltar. Jogue o tubo de tinta fora imediatamente: a mudança na pressão de ar pode fazer com que a tinta restante derrame.

Passo 4

Substitua a base da caneta vazia e encha o cilindro com uma mistura de água e corante.

Passo 5

Sele a ponta aberta da caneta com cola quente e a mantenha posicionada com a ponta para cima enquanto seca. Sele a base da caneta com cola quente também.

Passo 6

Deite a caneta e desenhe duas marcações exatamente no centro da caneta, uma de cada lado da bolha. Estas marcações vão indicar o nível da linha: quando a bolha estiver centrada entre os marcadores a caneta vai estar nivelada.

Passo 7

Pregue o seu nível de bolha a uma régua de madeira ou placa usando mais cola quente. Enquanto a caneta estiver fixada ao suporte de madeira, toda a estrutura servirá como nível – quando as marcas da caneta estiverem alinhadas com a bolha de ar, a placa ou régua estará nivelada.

Mais recentes

×