×
Loading ...

As obrigações de um estoquista

O estoquista é essencial para qualquer empresa que tenha um estoque ou grandes quantidades de equipamento. Os deveres esperados de um estoquista são diferentes em cada empresa, mas, em geral, seu papel é ser responsável pela administração de todas as funções do estoque e equipamentos. Eles estão lá para garantir que os níveis de estoque não se esgotem. O estoquista mantém o inventário de gastos e o inventário de registros do estoque em dia. Muitas empresas precisam desse trabalhador, até mesmo o exército precisa de pessoas para cumprir essa função.

Funções e responsabilidades de um estoquista (Creatas/Creatas/Getty Images)

Planejamento e organização do estoque e inventário

Uma das principais funções de um estoquista é ser responsável por manter-se a par do que está armazenado no estoque e no inventário. Ele deve monitorar os níveis de estoque atuais e decidir se há o suficiente, ou se deve encomendar mais produtos. O estoquista também é responsável pela organização do estoque, para que o lugar seja acessível e seguro para aqueles que trabalham na área de armazenamento.

Loading...

Controle de custos e gastos

É dever do estoquista manter controle do quanto é gasto em um estoque. Ele tem que encontrar a fonte mais barata para o inventário e manter um registro preciso dos gastos. Ele também é responsável pelo acompanhamento do inventário e quanto cada departamento está gastando. Para fazer isso, o estoquista fará uma fatura para o departamento que deve ser assinada no momento da entrega do estoque. Cada empresa tem seu próprio método para registrar esses detalhes. Algumas podem preferir ter um livro que seja escrito à mão, enquanto outras têm os dados armazenados em um banco de dados eletrônico. O estoquista é responsável por ajudar a desenvolver o sistema mais eficiente.

Aceitar entregas e transporte de mercadorias

O estoquista é responsável por receber todas as entregas do estoque. Isso inclui assegurar que eles não sejam danificados e que tudo o que foi pedido esteja presente e contabilizado. Também é de responsabilidade do estoquista organizar o envio de mercadorias e produtos acabados. Ele tem que garantir que o produto seja devidamente embalado e que o serviço de entrega utilizado seja adequado para todas as limitações de tempo que podem ser aplicadas à situação.

Segurança e proteção

Outro aspecto do trabalho do estoquista é garantir a segurança e a proteção do estoque. Ele deve garantir que há sistemas de segurança adequados no lugar; guardas, câmeras e sistemas de alarmes são responsabilidade de um estoquista. Ele não tem que se proteger só de roubo, mas também deve cumprir as regras de segurança e saúde, especialmente aqueles que se referem à prevenção de incêndios. Treinar a equipe sobre a prática adequada dentro do depósito e o que deve ser feito em caso de uma emergência também são deveres de um estoquista.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...