×
Loading ...

Como obter um som estilo AC / DC utilizando um amplificador para guitarra Peavey Vypyr de 15W?

Os guitarristas do AC/DC e irmãos Angus e Malcolm Young obtêm seus tons famosos de duas configurações notavelmente simples. O guitarrista solo, Angus, toca uma Gibson SG ligada em um amplificador Marshall, sem pedais de efeito. O guitarrista rítmico, Malcolm, toca uma Gretsch "Firebird" também ligada em um amplificador Marshall e sem efeitos. O som do AC/DC é potente, cheio de impacto e cru. O Peavey Vypyr 15 é um amplificador com modelagem de tom de 15W. É possível emular o som do AC/DC, mas não seu volume, usando as pré-definições de modelagem como ponto de partida.

Instruções

Angus toca para o público, enquanto Malcolm segura a base (Frank Micelotta/Getty Images Entertainment/Getty Images)
  1. Conecte um cabo para instrumento a sua guitarra e conecte a outra ponta na entrada de seu Peavey Vypyr. Não ligue nenhum pedal de efeito. O som clássico do AC/DC depende de um sinal que seja tão limpo quanto possível, e os pedais afetam o tom mesmo no modo bypass (ignorar).

    Loading...
  2. Gire o botão "Master Volume" (volume mestre) do amplificador até a posição 0. Nunca ligue o amplificador no volume máximo, pois ele poderá emitir sons inesperados muito altos que podem, inclusive, danificar sua audição e o equipamento. Ligue o amplificador.

  3. Gire o botão "Amp" (Amplificador), que fica à esquerda, para a posição "Classic" (Clássico). Esta predefinição emula tons de guitarra clássicos. Apesar de não parecer imediatamente com o som do AC/DC, é um bom começo, pois é relativamente neutro.

  4. Gire o botão "Effects" (Efeitos) para "Bypass" (Ignorar). Cada configuração do amplificador possui efeitos que são ligados ao escolher o modo, e a opção Bypass os desliga. Angus e Malcolm não usam efeitos, e você também não deve usar se quiser reproduzir o som lendário deles.

  5. Gire o parâmetro "Pre Gain" (Pré-ganho) para cerca de 60%. Os amplificadores Marshall de Angus e Malcolm são usados a meio volume, para que o som não fique muito sujo. Você terá que usar uma potência maior em seu Peavey Vypyr, pois ele não possui a potência característica dos Marshall.

  6. Gire o botão "Low" (Graves) até cerca de 60%. Este botão controla as frequências graves, e você deve ter uma presença de graves relativamente alta, para adicionar peso e força a seus acordes, especialmente se for tocar músicas como "Back in Black" ou "Highway to Hell".

  7. Gire os botões "Mid" (Médios) e "High" (Altos) para entre 70 e 80%. Apesar de ser pesado, o som das guitarras do AC/DC é caracterizado por seu brilho. A introdução de "Thunderstruck" é um exemplo clássico da pegada e da força do tom dos irmãos Young.

  8. Coloque o botão "Post Gain" (Pós-ganho) em cerca de 40%. Este parâmetro aumenta a potência do sinal que sai do amplificador. Você pode querer aumentar esta configuração para obter um som mais saturado, mas não seria autêntico, pois perderia parte da força.

  9. Aumente gradualmente o botão "Master Volume" até um nível que seja adequado a seu ambiente.

Loading...

Dicas

  • Para obter um som mais cheio, use o captador da ponte.

O que você precisa

  • Cabo para instrumento

Referências

Loading ...
Loading ...