Que tipo de óleo mineral posso dar ao meu gato?
Comstock/Comstock/Getty Images
O óleo mineral é um remédio comum para a constipação e a distensão abdominal em gatos filhotes e adultos. Essa substância é um típico ingrediente em remédios para bolas de pelo amplamente disponíveis, tendo um efeito laxante maior do que a vaselina. O óleo amacia e lubrifica bolas de pelo não digeridas para que possam passar pelo sistema digestivo com mais facilidade.
Alimentação
Ao contrário dos óleos de cozinha, o mineral não é digerido e absorvido, de modo que o gato o elimina do trato digestivo. Para a constipação, a dose para o filhote equivale a três gotas para cada 28 gramas de peso corporal, misturado com a fórmula para gatos aquecida. Você pode alimentá-lo através de uma seringa de plástico limpa, de acordo com o site Foothill Felines Bengals. Também ajuda se massagear as áreas anal e genital delicadamente com uma bola de algodão esterilizada ou gaze embebida em água morna.
Eliminação
Muitos gatos conseguem controlar suas próprias evacuações até os 10 dias de vida. Muitas vezes eles não têm movimentos intestinais após cada mamada ou até mesmo todos os dias. Os filhotes têm fezes que são normalmente firmes e amareladas. No entanto, se o animal mostra sinais de esforço, deve-se verificar com o veterinário. De acordo com o site Petsmart.com, não é recomendado dar nenhum óleo mineral diretamente pela boca, pois o gato pode inalá-lo para dentro dos pulmões e sufocar-se.
Tratamento adicional
Para um gato constipado, o veterinário pode recomendar alimentá-lo com uma fórmula mais concentrada em refeições menores e mais frequentes, juntamente com o óleo mineral. Se esse tratamento não for suficiente para estimular os movimentos intestinais, o veterinário pode prescrever um enema morno. Não deve-se oferecer o óleo mineral para o gato por períodos prolongados, pois isso pode reduzir a absorção de vitaminas lipossolúveis.
Outras informações
Deve-se sempre lavar as mãos antes e depois de manusear o gato ou dar-lhe qualquer alimento e líquido. Os filhotes têm sistemas imunológicos imaturos que os tornam vulneráveis à doenças, principalmente se não foram alimentados com leite materno. Se você o pegou na rua, abandonado ou órfão, seja por si mesmo ou através de um abrigo, você terá que ter um cuidado especial, pois o gato pode não ser saudável, para começar. É sempre uma boa ideia consultar o veterinário.
Referências
Sobre o Autor
Lexa W. Lee is a New Orleans-based writer with more than 20 years of experience. She has contributed to "Central Nervous System News" and the "Journal of Naturopathic Medicine," as well as several online publications. Lee holds a Bachelor of Science in biology from Reed College, a naturopathic medical degree from the National College of Naturopathic Medicine and served as a postdoctoral researcher in immunology.
Créditos Fotográficos
Comstock/Comstock/Getty Images