Como reduzir o colesterol dos cães

••• Collie Dog on Dog Bed image by Janet Wall from Fotolia.com

A maioria das pessoas não se dá conta de que seu cão pode ter níveis altos de colesterol, mas ele pode sim, e algumas vezes isso está relacionado a outras causas subjacentes, como diabetes, síndrome de Cushing e hipotiroidismo. Se não houver uma doença relacionada, é possível que seja hereditário ou também que o cachorro esteja comendo muita gordura. A primeira coisa a ser feita é seu veterinário descobrir se existe alguma doença subjacente que precise ser tratada. O colesterol alto deverá ser abordado separadamente.

Passo 1

Leve seu cão ao veterinário se perceber qualquer um dos seguintes sintomas: dores abdominais perceptíveis, ataques epilépticos, vômitos contínuos e diarreia. Um exame detalhado será feito em seu cão para determinar se há alguma outra doença e, se houver, ela será tratada com as medicações necessárias. Se não houver outra doença, o tratamento consistirá em reduzir os níveis de colesterol no sangue.

Passo 2

Compre uma ração para cachorro que tenha 10% de gordura ou menos. Você também pode comprar cápsulas de óleo de peixe, pois, junto com esse óleo, a dieta será o único meio de tratamento do seu cão. Veterinários só tratarão cães com certas estatinas como última opção, uma vez que os efeitos colaterais são vômitos constantes e fezes moles; apenas algumas determinadas estatinas podem ser usadas em cães, como niacina e genfibrozila. A melhor opção para reduzir os níveis de colesterol é através da dieta.

Passo 3

Entenda que seu cão precisará permanecer em uma dieta com restrição de gorduras pelo resto da vida para tentar controlar seus níveis de colesterol. Uma ração a base de peixe é boa para ele e muitas vezes contém óleos de peixe adicionais; além disso, naturalmente tem menor teor de gordura.

Mais recentes

×