Remédio caseiro para glândulas adanais em gatos
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
Localizadas no ânus, as glândulas adanais guardam uma mistura de óleo e suor. Seu gato normalmente libera esse líquido com cheiro forte, por um pequeno duto ao longo da borda anal interna cada vez que ele defeca. Gatos produzindo poucas fezes podem não estar colocando pressão suficiente sobre as glândulas, que se tornarão desconfortavelmente cheias. Se essa condição não for tratada, pode causar abscessos, e a necessidade de drenagem cirúrgica. Vários remédios caseiros estão disponíveis.
Compressa quente
Use uma compressa morna para amolecer o material guardado nas glândulas adanais do seu gato, de acordo com a Dra. Junia Borden Childs. Prepare a compressa dissolvendo uma colher de sopa de sulfato de magnésio para uma xícara de água morna. Molhe um pano limpo e macio na mistura e pressione-o contra a região anal do seu gato por 10 minutos. A aplicação de uma compressa, duas vezes por dia, muitas vezes amolece o material o suficiente para que os gatos consigam eliminá-lo.
Dieta
Adicione fibras à dieta de seu gato para incentivar a produção de fezes mais volumosas.
Para um gato com menos de 7 kg, dê 1/8 de xícara de legumes picados e para gatos com mais de 7 kg, dê 1/4 xícara de legumes misturados em sua comida diariamente. Misture os legumes com caldo de galinha para um sabor melhor.
O site Pet Diet Whole aconselha usar vegetais orgânicos.
Quase todos os gatos adoram o sabor da abóbora. Use abóbora em conserva, sem açúcar, como uma fonte de baixa caloria de fibras. A adição de uma a duas colheres de sopa na comida do seu gato deve ser suficiente.
Remédio homeopático
Trate seu animal de estimação com uma preparação homeopática de Sílica 6C, tanto em pastilhas como líquida. Dê de três a cinco comprimidos ou de duas a três gotas, duas vezes ao dia durante três dias.
Exercícios
Gatos que não se exercitam perdem a força de músculos abdominais e retais, diminuindo a quantidade de pressão sobre as glândulas adanais ao defecar. Mantenha o sistema de evacuação do seu gato em forma com pelo menos duas sessões diárias de 20 minutos de exercício.
Aumente a quantidade de exercícios do seu gato separando sua comida, cama e caixa de areia o máximo possível. Colocá-los em diferentes andares de sua casa é o ideal.
Compre brinquedos baratos como miçangas, fitas ou penas. Anexe-os a cordas e pendure-os em postes ou balance-os no ar para seu gato brincar. Esconda os itens em sacos de papel, ou embaixo de móveis ou tapetes soltos para que apenas pequenos pedaços fiquem visíveis. Seu gato vai pensar que são presas, especialmente se você mantê-los em movimento, e irá atacá-los.
Referências
- Natural Healing for Dogs and Cats: Editores de Livros sobre prevenções de Saúde; 2001 [em inglês]
- The Whole Pet Diet: Oito semanas para melhorar a saúde de cães e gatos; Andi Brown; 2006 [em inglês]
Recursos
Sobre o Autor
Passionate for travel and the well-written word, Judy Wolfe is a professional writer with a Bachelor of Arts in English literature from Cal Poly Pomona and a certificate in advanced floral design. Her thousands of published articles cover topics from travel and gardening to pet care and technology.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images