Quais são os perigos dos aquecedores a óleo?

Perigos dos aquecedores a óleo

Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images

Aquecedores a óleo queimam o óleo para produzir calor, de modo a aquecer cômodos ou, em caso de aplicações com fins maiores, tanques de água, para fornecer água quente. O óleo é mantido perto dos tanques para aquecedores de água e bombeado conforme a necessidade, enquanto aquecedores portáteis têm tanques embutidos em seu sistema. Aquecedores a óleo são feitos para funcionar de maneira segura, e, por vezes, os donos das casas optam por ele pelo custo-benefício, mas eles têm alguns problemas, em especial os modelos mais antigos ou os usados de forma inapropriada. Estes problemas podem colocar em perigo as pessoas em volta.

Fuligem do Óleo

A fuligem do óleo é uma mistura de gases do exaustor e contaminantes que pode se acumular com o passar do tempo. Isso pode se tornar um problema com grandes aquecedores a óleo que precisam de ventilação através de uma chaminé próxima. A fuligem se acumula na chaminé e tem um efeito altamente corrosivo. Conforme a fuligem corrói o metal e fica mais grossa, aumenta a possibilidade de o depósito pegar fogo e espalhá-lo por toda a casa. O calor do sistema de exaustão pode ser o suficiente para incendiar essas camadas de fuligem, e elas tendem a queimar rápido o bastante para espalhar o fogo. Assim, os sistemas de exaustão devem ser sempre limpos, de modo a evitar esse problema.

Monóxido de Carbono

Monóxido de carbono é um dos gases que o óleo produz ao ser queimado pelo aquecedor. Em espaços ventilados com aquecedores pequenos, são raros os casos de intoxicação por monóxido de carbono, mas em ambientes pequenos e fechados ou com grandes aquecedores, existe a possibilidade de vazamento deste gás, o que pode ser muito perigoso. Vazamentos ocorrem quando o aquecedor a óleo não é corretamente ventilado. Como o gás é inodoro e transparente, os proprietários podem não notar o problema até que seja tarde demais.

Derramamento de óleo

Derramamentos de óleo podem ocorrer de diversas formas com um aquecedor a óleo. Em aquecedores grandes, os oleodutos podem sofrer vazamentos. Nos modelos menores e portáteis, alguém pode tropeçar no aparelho, o que, por vezes, pode causar um vazamento lateral. Esse óleo irá destruir materiais próximos, especialmente os que possuem propriedades de absorção, podendo criar um incêndio.

Consequências ambientais

Se os proprietários possuírem tanques subterrâneos de óleo, podem haver vazamentos de óleo no solo. Isso é prejudicial para o ambiente e pode envenenar plantas e animais, ou até mesmo vazar para lençóis freáticos. Isso é muito caro para o proprietário, que deverá pagar por uma avaliação das áreas afetadas, além da pela limpeza profissional.

eHow Brasil
×