×
Loading ...

Qual é a origem dos primeiros socorros e da RCP?

Os primeiros socorros e a reanimação cardiopulmonar (RCP) têm uma longa história que se desenvolveu com o tempo devido à necessidade. Organizações e médicos fizeram diversos experimentos ao longo dos séculos e trabalharam para estabelecer procedimentos adequados que podem ser realizados para amparar a vítima.

Um boneco de RCP utilizado para simular afogamentos (Image by Flickr.com, courtesy of Guy Donges)

Primeiros socorros

Um dos primeiros esforços organizados para ensinar os primeiros socorros surgiu em 1099. Cavaleiros religiosos eram treinados em atendimento médico sob a Ordem de São João. No campo de batalha, eles colocavam em prática o que aprendiam para tratar dos colegas abatidos, no que ficou conhecido como "primeiros socorros".

Loading...

Boca-a-boca

A ressuscitação por boca-a-boca, uma das formas mais antigas de RCP, estabeleceu-se pela primeira vez em 1740 pela Academia de Ciências de Paris. As informações de como ressuscitar pessoas tornaram-se mais completas durante as próximas duas décadas, com o estabelecimento da Sociedade para Recuperação de Vítimas de Afogamento.

Importância

Os primeiros socorros foram formulados em um processo diferente, durante a metade do século XIX, na Primeira Convenção Internacional de Genebra. A Cruz Vermelha foi estabelecida e ensinou a soldados e civis como oferecer ajuda em batalha.

Considerações

As equipes de ambulâncias civis começaram a utilizar os primeiros socorros pela primeira vez no final do século XIX na Grã-Bretanha. Essa tradição continuou e avançou para o método moderno, empregado por técnicos de medicina de emergência no mundo todo.

Pessoas famosas

A Associação Americana do Coração desenvolveu a RCP em 1960, baseada no trabalho de James Elam e Peter Safar. Foi instituído um programa para treinar médicos no mundo todo que iriam, por sua vez, treinar as pessoas comuns.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...