Como fazer um ostensório

••• Comstock/Comstock/Getty Images

Desde o século XIII, os ostensórios exibem a hóstia nas igrejas católicas romanas. Para chamar a atenção para o pão e prendê-lo na posição vertical, os ostensórios contêm um centro transparente, tradicionalmente feito de cristal ou vidro. A parte enfeitada de ouro ou prata irradia a partir da hóstia, como um sol. Fazer um ostensório é uma atividade ideal para aulas da escola dominical ou de preparação para comunhão. Esse trabalho utiliza itens fáceis de encontrar e não toma muito tempo.

Passo 1

Grampeie o descanso de copos de pano, com a parte colorida para fora, em direção do prato de papel.

Passo 2

Corte uma pequena cruz no papel dourado ou prateado. Cole-a na borda do prato de papel coberto com o descanso de copo. A cruz será a parte mais alta do ostensório.

Passo 3

Corte um pedaço retangular de cartolina, cerca de 30 cm de comprimento e 2,5 cm de largura. Corte outro pedaço de cartolina em forma de um semicírculo achatado, cerca de 30 cm de comprimento e 7 cm de altura no centro. Forme a base do ostensório grampeando esses pedaços juntos. A extremidade plana da peça em forma de arco é a parte inferior da base e a peça retangular se estende por cima dela.

Passo 4

Posicione a cruz no descanso de copos redondo em posição oposta à base do ostensório e grampeie as duas peças juntas.

Passo 5

Use o vidro com fundo redondo para traçar um círculo no segundo prato de papel. Corte o círculo e cole-o no meio do ostensório. Esse círculo representa a hóstia.

Passo 6

Decore o ostensório com as varetas com pedrarias.

Mais recentes

×